Mais de mil pessoas foram atendidas neste sábado, 16, durante a ação Governo Sem Parar, que envolve várias secretarias e instituições do Governo de Roraima e foi realizada na Escola Estadual Professora Diva Alves Lima, no bairro São Francisco.
A ação oportuniza para a população, a cada sábado, acesso a serviços diversos e entre os mais procurados estão os de saúde. Foram oferecidas consultas médicas com clínico geral e com especialistas, além de testagem para detecção de doenças e aplicação de vacinas.
Conforme a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, há uma grande procura pelos serviços ofertados pela CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), no decorrer da ação Governo Sem Parar, e a cada semana é feita uma avaliação desses atendimentos.
“A equipe realiza testagem de covid-19, aplicação de vacinas, incluindo covid-19 e influenza. A média de atendimentos em cada ação é de mais de 150 pessoas. Toda semana, avaliamos os serviços que estamos levando para a comunidade e nos organizamos para oferecer outros atendimentos”, afirmou.
Entre os serviços oferecidos, a coordenadora ressaltou a importância da vacinação contra a covid-19, para impedir a ocorrência de casos graves, e da testagem para detecção e tratamento da doença.
“A vacina vai melhorar a imunidade e proteger das formas graves da covid. É importante que a população tome a dose de reforço, principalmente a segunda dose de reforço que estamos intensificando agora. A ação possibilita um acesso diferenciado da população aos serviços, no sábado, quando a maioria das pessoas está em casa e consegue mais facilmente esses atendimentos. Além da vacina, temos a testagem e, com o diagnóstico mais cedo, a gente isola casos positivos e consegue controlar a transmissão da covid no Estado”, frisou.
O autônomo Raynero Lopes Rodrigues, de 43 anos, se consultou com o oftalmologista e aproveitou para solicitar a emissão da Carteira de Identidade do filho. Ele destacou a facilidade para obter os serviços.
“Fiquei sabendo da ação através da minha esposa que trabalha aqui na escola. Eu precisava fazer uma consulta com o oftalmologista, consegui e deu tudo certo. Aproveitei também para solicitar a Carteira de Identidade do meu filho. A gente realmente necessita dessas ações que ajudam a conseguir as coisas de forma mais fácil. O Governo do Estado está de parabéns”, disse.
Quem também foi à Escola Estadual Professora Diva Alves Lima para solicitar a Carteira de Identidade dos filhos, uma menina de sete anos e um garoto de dez anos, foi a fonoaudióloga Gilmara Amorim, de 40 anos. Ela ressaltou, do mesmo modo, a facilidade de alcançar os serviços como uma característica relevante da ação Governo Sem Parar.
“Achei muito bom, porque fazia algum tempo que eu queria solicitar a Carteira de Identidade deles e não tinha oportunidade. Consegui e estou muito contente”, afirmou.