Nesta sexta-feira, 22, terá início o segundo semestre letivo para os mais de 77 mil estudantes matriculados nas escolas da capital, interior, comunidades indígenas e EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Roraima. A data segue o Calendário Escolar da rede estadual de ensino.
A diretora do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Nildete Melo, explicou que as escolas estão sendo orientadas a manter os protocolos de segurança em saúde nesta retomada das atividades escolares.
“Recomendamos às escolas que adotem todas as medidas de proteção à covid-19 como o uso de máscara, higienização das mãos e monitoramento. Também pedimos que qualquer alteração ou registros de casos da doença sejam informados à secretaria para adotarmos as medidas recomendadas pela Vigilância Sanitária”, explicou Nildete.
A diretora do DEB destacou ainda que com o retorno das aulas no segundo semestre, serão marcadas testagens de covid-19 nas escolas da rede estadual para servidores, professores e estudantes em ação coordenada com a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).
As 58 unidades de ensino da capital estão organizadas na Seed em oito territórios, conforme os bairros em que estão localizadas e a ação de saúde será realizada por território. “Nós vamos organizar as escolas conforme os territórios em que estão inseridas e a cada semana vamos divulgar a data e o local em que ocorrerá a ação”, disse.
Escolas revitalizadas
Nos últimos três anos, o Governo de Roraima revitalizou um total de 34 escolas, o que beneficiou mais de 14 mil estudantes da rede estadual de ensino. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 15 milhões.
Na capital Boa Vista, 17 escolas passam por serviços de revitalização e manutenção de forma simultânea. Dessas, oito já foram entregues, todas com mobiliários novos: Lobo D’Almada, Ana Libória, Fernando Grangeiro, Olavo Brasil, Carlo Casadio, Carlos Drumond de Andrade e os Colégios Estaduais Militarizados Maria de Lourdes Neves e Wanda David Aguiar.
Para o início do segundo semestre, a previsão é que mais quatro escolas sejam entregues para a comunidade ainda neste mês de julho: Dom José Nepote, Francisca Élzika, Voltaire Pinto e Maria Raimunda Mota de Andrade.
Para o mês de agosto, a previsão é de entrega de mais quatro unidades: Colégios Estaduais Militarizados Luiz Ribeiro de Lima, Conceição Costa e Silva, Tancredo Neves e Escola Maria Sônia de Brito Oliva. Enquanto não são entregues, estas unidades começam o segundo semestre letivo com aulas no formato remoto, mediadas por tecnologias e materiais impressos.
Calendário escolar
Conforme o Calendário Escolar, o 3º bimestre letivo terá início no dia 21 de julho e segue até 29 de setembro. O 4º bimestre está previsto para iniciar no dia 30 de setembro seguindo até 16 de dezembro.
Cada bimestre possui 50 dias de aulas, encerrando o ano com 200 dias letivos, conforme preconiza a legislação vigente. O período que vai de 19 a 22 de dezembro está reservado para a recuperação final. O ano letivo 2022 encerra dia 26 de dezembro, quando inicia as férias escolares, que seguem até 24 de janeiro de 2023.
Mágida Azulay Khatab