Amajari: Jogos Escolares iniciam com a participação de mais de 600 alunos-atletas

Cerimônia de abertura contou com o desfile de delegações de 23 escolas participantes. – Fotos: Fernando Oliveira

A abertura da Etapa Regional IV dos 49° JER’s (Jogos Escolares de Roraima) em Amajari contou com apresentações culturais do Projeto Agita Amajari do IFRR (Instituto Federal de Roraima) e da dança Parixara da Escola Estadual Indígena Raimundo Tenente, da Comunidade Araçá.

A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, dia 20, no CEM (Colégio Estadual Militarizado) Ovídio Dias de Souza, na sede de Amajari, com a presença do diretor do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima), Dinaildo Barreto, e Núbia Lima, prefeita de Amajari, e mais 600 alunos-atletas de Pacaraima, Uiramutã, Alto Alegre e Amajari.

“É muita satisfação estar aqui com atletas, professores, gestores e com as pessoas que trabalham com o esporte na sua comunidade e que fazem da sua modalidade, uma esperança para nossos alunos-atletas. A alegria de quem trabalha com os jovens e que tenta fazer com que eles tenham uma possibilidade melhor de vida através do esporte, é imensa”, destacou Barreto.

A prefeita do município ressaltou a importância da parceria entre Estado e Município para a realização do evento.

“Eu estou muito feliz em estar sediando esses jogos, recebendo esses atletas de outros municípios. Para fazer um evento desse porte precisa mesmo ter um apoio de peso. Sou só gratidão, principalmente ao governador Denarium, por estar acreditando no esporte, acreditando nesses jovens”, ressaltou Núbia Lima.

A cerimônia de abertura contou com o desfile de delegações de 23 escolas participantes (5 de Amajari, 6 de Pacaraima, 7 de Uiramutã e 5 de Alto Alegre), além do acendimento da pira olímpica e juramentos do atleta e do árbitro.

Jeanderson Souza, aluno-atleta de futsal do CEM Cícero Vieira Neto, de Pacaraima, foi quem fez o juramento do atleta. Ele disse que está confiante na competição, apesar da adaptação à mudança de clima.

“A expectativa é muito boa. Viemos todos de uma pandemia e, agora, estamos com todo gás e essa emoção era o que a gente estava precisando. Nós treinamos dois meses para vir para cá, nosso clima em Pacaraima é diferente, é frio, e aqui é muito quente, tivemos que nos adequar, mas nosso treino foi muito bom, graças aos nossos professores. Estamos preparados”, disse.

Após a abertura, foram realizadas provas de atletismo

Logo após a cerimônia de abertura, os atletas inscritos na prova de salto em distância, do atletismo, já mostraram suas habilidades saltando na caixa de areia e o público presente pode prestigiar a prova.

Daniela Valentina Rodrigues dos Santos, atleta da Escola Estadual Indígena Tuxaua Silvestre Messias, da comunidade Barro, região do Surumu, em Pacaraima, foi uma das competidoras. Com a marca de 3,39m, a aluna já conseguiu a classificação para a Etapa Final dos JER’s, em Boa Vista, e disse que a experiência de ter participado de quatro Jogos contou na hora da prova.

“Achei a prova legal, porque já participei outras vezes e não me senti nervosa como antes. Já participei de quatro jogos, já ganhei três medalhas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze e também no ano passado fui para o Rio de Janeiro, para os Jogos Escolares Brasileiros”, disse orgulhosa.

Leontina Magalhães Perez, professora da Escola Estadual Indígena Tuxaua Silvestre Messias, trouxe atletas de atletismo e duas equipes de futsal para os JER’S e falou sobre a participação deles.

“A expectativa é grande para esses jogos. Esporte é saúde. Os alunos estavam muito ansiosos esperando esse momento e aqui estamos e eles estão fazendo a parte deles”, destacou a professora.

Sobre os JERS

Os JER’S são realizados pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com as prefeituras. O IDRR (Instituto de Desporto de Roraima) é o setor responsável pela organização do evento, que inclui a logística de transporte, alojamento e alimentação para todos os participantes.

Os Jogos terão seis fases, sendo quatro etapas regionais, etapa Capital e etapa final. A Regional I já ocorreu em Normandia. A Regional II, em Rorainópolis e a Regional III em Caracaraí. A Regional IV acontece em Amajari até o dia 23 de julho.

A Etapa Capital será em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, envolvendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural. A grande Etapa Final, que reunirá os classificados nas fases regionais e Capital, será em Boa Vista, no período de 3 a 10 de agosto.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo