“A prefeitura me ajudou a expandir meus objetivos com venda”, diz empreendedora

Amanda Colares é uma das empreendedoras que assinou o contrato do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de Boa Vista, desenvolvido pela AME. – Fotos: Welika Matos

O ramo de vendas nunca foi a primeira opção de Amanda Colares. Foi após perder o emprego, há cerca de três anos, que ela resolveu apostar na venda de cosméticos mesmo sem ter ideia do que o futuro reservaria. Deu certo. Amanda é uma das empreendedoras que assinou o contrato do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de Boa Vista.

Desde o lançamento do programa, que é desenvolvido pela Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME), 15 empreendedores já foram cadastrados e já receberam a linha de crédito Simplex, faixa 2, de R$3 mil. Para Amanda, o destino do crédito já estava certo: a compra de produtos.

Amanda foi encontrada pela equipe da AME por meio da busca ativa. No começo, ela contou ter sido resistente à ideia, mas depois decidiu tentar. “Eu sabia que não queria trabalhar com o que eu fazia antes. Aí chegou a pandemia. Foi quando eu decidi seguir a sugestão da minha sogra, de trabalhar com certa liberdade de horários. E isso só o empreendedorismo permite”, contou.

E como todo empreendedor, Amanda já pensa na próxima data comercial para alavancar as vendas: o Dia dos Pais. Durante essas épocas de grande movimento, ela conta com o apoio do marido para as entregas, enquanto a sogra ajuda com as demais tarefas. O resultado não pode ser diferente: Amanda já tem a venda de cosméticos como renda principal.

“No ano passado, atingimos um número alto de vendas, em comparação com os outros anos. Tanto que eu não dava a atenção necessária as oportunidades de expansão. Agora, que já recebi meu crédito, já investi em produtos com o foco na campanha. O treinamento que fizemos com a AME foi o que expandiu meus objetivos”, explicou.

Outro ponto crucial para Amanda é o acompanhamento ininterrupto da equipe da AME. É que mesmo após concluir o treinamento, a empreendedora terá o acompanhamento de uma equipe, a fim de garantir o aumento das vendas e o crescimento do negócio. Vale lembrar que isso acontece com todos os empreendedores cadastrados no programa.

O Programa

A AME seleciona o público-alvo, faz a busca ativa e/ou agenda visita social através do cadastro do empreendedor, confere o local do estabelecimento (in loco), analisa os dados (documentos e plano de investimento) por meio do Comitê de Crédito, fecha o processo de aval solidário e assegura de forma sustentável a prestações de contas.

Os pequenos empreendedores passam por qualificações até a assinatura de contrato e, só então, é iniciado o processo de acompanhamento do empreendimento com os “Anjos Financeiros”, profissionais qualificados da agência que acompanharão o desenvolvimento do negócio, sendo responsáveis pelas orientações de empreendedorismo, direcionando as capacitações, vivências e oficinas.

Está previsto para setembro deste ano o lançamento da 2ª etapa do programa, ampliando a linha de crédito. Também para este ano, está prevista a liberação de 600 contratos de concessão de créditos.

Prazos

O prazo para aprovação do processo de participação no programa é de até 30 (trinta) dias, assim como o prazo de liberação do fomento, que ocorre em até 30 dias a partir da assinatura do contrato.

Ana Gabriela Gomes

 

Veja também

Topo