Curso de formação da segunda turma de policiais penais iniciará dia 31

Serão lecionadas aos alunos disciplinas teóricas e práticas que fazem parte do currículo previsto pelo Depen. – Fotos: Arquivo/Secom RR

Para reforçar o efetivo de segurança do sistema prisional do Estado, o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, dará início ao curso de formação da segunda turma de policiais penais no dia 31 de julho.

444 candidatos do cadastro de reserva do concurso da Polícia Penal foram convocados para o curso de formação, porém somente 380 efetuaram a inscrição. Com carga horária de 400 horas, a previsão de duração é de 60 dias.

Durante o período de treinamento, serão lecionadas aos alunos disciplinas teóricas e práticas que fazem parte do currículo previsto pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão do Ministério da Justiça responsável pelas políticas de execução penal do país.

São disciplinas como de Direitos Humanos, ferramentas de gestão penitenciária, tratamento penitenciário, Uso progressivo e proporcional da força, intervenção tática, imobilizações e algemamento, armamento e tiro, ética profissional, entre outras disciplinas.

“Essas disciplinas são voltadas à formação do policial penal, de forma a garantir a profissionalização do serviço público e a correta execução da Legislação pátria no que se refere ao sistema penitenciário. Vale ressaltar que fizemos o processo voltado para a contratação de instrutores do curso e conseguimos profissionais de todo o Brasil para participar”, explicou o secretário de Justiça e Cidadania, André Fernandes

Primeira turma de Polícia Penal do Brasil

Os novos alunos do curso de formação seguem o legado da primeira turma de policiais penais do Brasil, empossada em 29 de novembro de 2021. Após passarem por todas as etapas do concurso da Secretaria de Justiça e Cidadania, bem como o curso de formação da categoria, encerrado em setembro do mesmo ano, 423 novos policiais penais começaram a atuar dentro do Sistema Prisional de Roraima.

“Esses profissionais já estão trabalhando e desenvolvendo as atividades de forma a garantir a segurança dos estabelecimentos penais, bem como garantir aos internos do sistema prisional um tratamento humanizado e condizente com a legislação brasileira”, ressaltou Fernandes.

Criação da Pilícia Penal

Anteriormente conhecidos como agentes penitenciários, os policiais penais ganharam a nova nomenclatura em dezembro de 2019, por meio de uma lei que promoveu a mudança de nome da classe. Além de valorizar a categoria, a mudança também acrescentou novas atribuições, como a escolta externa de presos, antes feita pelas polícias militar e civil.

Terceira turma da PMRR está em execução

Está em execução a terceira turma do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Roraima. A turma é formada por 336 alunos e teve início no dia 04 de julho.

O curso terá duração de seis meses e, após a conclusão do treinamento, esses alunos poderão ser promovidos a soldados de primeira classe. Com a formação desses alunos, o número de formados nas três turmas poderá chegar a 873 novos policiais militares.

No começo do mês de julho, o Governo incorporou a segunda turma de convocados do concurso público da PMRR em cerimônia ocorrida na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos. 124 novos policiais militares que se formaram no curso de formação e foram incorporados às fileiras da Polícia Militar de Roraima.

Polícia Civil

Outra grande novidade para a segurança pública é a realização do concurso público da PCRR (Polícia Civil de Roraima), que recebeu 24 mil inscrições para concorrer as 175 vagas disponíveis em nove carreiras.

A Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) é a responsável pela banca organizadora, e terá provas objetivas aplicadas em dois fins de semana no mês de agosto: nos dias 6 e 7 e nos dias 13 e 14.

Ayan Ariel

 

Veja também

Topo