União pelos Animais: Vagas para credenciamento no programa são ampliadas para a população em geral

Antes, o programa envolvia apenas ongs e clínicas veterinárias. Agora, a população poderá cadastrar seus bichinhos sempre que houver vagas remanescentes. – Fotos: Semuc/PMBV

A prefeitura vem avançando nas ações de cuidado e bem-estar dos animais na capital de Boa Vista. Para isso, ampliou as vagas do programa de castração e chipagem, União pelos animais para a população em geral, sempre que houver vagas remanescentes. A ideia é disponibilizar as vagas das pessoas que se cadastraram e que, por algum motivo, não comparecem para efetuar o procedimento.

“Estamos percebendo no decorrer do programa uma baixa muito grande em relação aos faltosos, que se inscrevem e por algum motivo não participam das palestras e consequentemente deixam de realizar a castração dos animais cadastrados. Por isso, vamos abrir essas vagas, quando houver, para a população geral”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

O programa foi criado em 2019 e prevê a castração e chipagem de cães e gatos de cada animal que passar pelo procedimento, sendo identificado por microchip, disponibilizado gratuitamente e instalado após a castração pela clínica credenciada. E ainda orientações com palestras sobre tutoria responsável destinadas aos donos dos animais.

Antes eram beneficiados somente as ONG´s e famílias de baixa renda. Agora o programa passa a beneficiar também a população de forma geral, de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria 250/2022 (SMSA), publicada no Diário Oficial do dia 15 de julho deste ano.

As vagas para a população geral serão mensais e ocorrerão somente quando houver disponibilidade de vagas não supridas pelas ONGs e famílias de baixa renda. Os interessados devem fazer um cadastro de reserva e aguardar a convocação pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVCZ.

“É importante deixar claro para a população em geral, que o cadastro não gera obrigatoriedade de castração. O procedimento será feito conforme a disponibilidade de vagas remanescentes e ainda os critérios de participação nas ações do programa e condições do animal a ser castrado”, ressalta Francinete.

Para a população geral o cadastro será feito por meio do site: www.zoonoses.boavista.rr.gov.br. Já as ONGs e famílias de baixa renda continuam fazendo o cadastro na UVCZ, agendando pelo telefone (95) 3623-1585, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Participação

Todos os participantes deverão comparecer no dia da palestra com os documentos comprobatórios solicitados pelo programa. Após a participação na palestra será entregue a Guia de Serviço (G.A.S), emitida pela UVCZ, que deve ser levada junto com o animal à clínica credenciada.

O não comparecimento dos interessados para agendamento do procedimento na clínica, no prazo estipulado no edital de credenciamento das clínicas em vigência resultará em cancelamento da G.A.S, que é intransferível.

Jamile Carvalho

 

 

 

Veja também

Topo