Roraima terá representantes no Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos

Os representantes foram selecionados durante as discussões do Fórum da EJA/RR. – Fotos: Ascom/Seed

Nesta semana, a modalidade da EJA (Educação de Jovens e Adultos) estará em evidência durante as discussões do XVII Eneja (Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos), que ocorrerá de 4 a 7 de agosto, em Santa Catarina. O Estado de Roraima estará representado no evento por meio de delegados.

Os representantes foram selecionados durante as discussões do Fórum da EJA/RR. Entre eles está Expedito Alexandre Oliveira Neto, estudante da Escola Estadual Monteiro Lobato. A participação de Expedito foi viabilizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), que disponibilizou a passagem aérea para o estudante.

“Essa é a segunda vez que Roraima participa desse Encontro, onde terá uma discussão bastante abrangente com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Educação de Jovens e Adultos. Tenho certeza que estaremos bem representados e o encontro trará inovações para o processo educacional do nosso Estado”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

Já o estudante, que não esconde o nervosismo, disse que irá representar bem o Estado. “Não vou negar que estou nervoso, mas é uma honra representar meu Estado nesse evento sobre a EJA, onde vamos discutir sobre o nosso ensino”, disse o aluno que tem 20 anos, está no 1° ano do Ensino Médio na EJA e sonha em ingressar no Ensino Superior, no curso de Direito.

Também participarão do Eneja a professora Ana Alves de Souza, da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Seed, James da Silva Nascimento, assessor da Dieja e representante da Educação nas prisões do Estado de Roraima, e Edna Rodrigues, coordenadora do Fórum da EJA/RR.

“Esse ano, o Eneja, que tem como tema ‘A educação de qualidade social como direito de trabalhadores e trabalhadoras’, busca avaliar as políticas públicas desenvolvidas no Brasil, voltadas para a EJA. Agradecemos imensamente ao Governo de Roraima por viabilizar a participação de representantes nesse importante encontro educacional”, destacou Ana Alves.

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica, em Roraima existem 7.449 estudantes matriculados em 84 escolas que ofertam a EJA.

Eneja

Um dos objetivos principais do Eneja é avaliar as políticas de EJA como modalidade da Educação Básica e sua definição como direito público e subjetivo. Além disso, o encontro também busca traçar ações para o avanço deste direito, identificando desafios para construir propostas de mobilização e de criação de novas possibilidades de efetivação do direito à EJA.

Para isso, o Eneja terá três eixos principais de discussão: “Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho”; “Princípios curriculares para a EJA em diálogo com a Educação popular: como enfrentar a precarização do trabalho?”; e “Desafios para a organização dos fóruns de EJA do Brasil”.

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo