Chegou a tão esperada etapa final dos 49° JER’S (Jogos Escolares de Roraima). A cerimônia de abertura da tradicional competição esportiva estudantil será no Estádio Canarinho nesta quarta-feira, 3, a partir das 19h30. Toda a população está convidada a prestigiar o evento, que terá entrada gratuita.
Os Jogos Escolares são realizados pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
“Será uma linda festa, como já ocorre tradicionalmente. Convidamos estudantes, pais, professores, técnicos e a comunidade em geral para participar desse evento tão importante para nossos jovens e adolescentes”, destacou Dinaildo Barreto, diretor do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima), setor que coordena os JER’S.
Nesta etapa, participam 3.009 atletas de 109 escolas, que se classificaram durante as regionais realizadas no mês de julho, em Normandia (1º a 4), Rorainópolis (7 a 10), Caracaraí (13 a 16), Amajari (20 a 23) e Boa Vista (27 a 30).
Vindos do interior do Estado são 1.467 atletas de 13 municípios (apenas São João da Baliza e Caroebe não conseguiram classificar atletas).
Nas etapas regionais pelo interior, o Governo contou com a parceria das prefeituras de Amajari, Caracaraí e Normandia e do IFRR (Instituto Federal de Roraima).
Na etapa final haverá disputas em oito modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez) e em quatro coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino. O congresso técnico de modalidades ocorreu nesta terça-feira, 2.
No xadrez, haverá disputa somente na categoria 15 a 17 anos. A ginástica rítmica já definiu as campeãs em classificação direta. As modalidades de taekwondo e judô já realizaram as competições e também estão com atletas definidos.
Mais do que competição, os Jogos Escolares promovem integração social
Para as equipes e atletas que vêm do interior do Estado participar da final em Boa Vista, são garantidos transporte, alimentação e alojamento. Este ano haverá a novidade da ‘área de convivência dos atletas’, um ambiente acolhedor com jogos, televisão e espaço para brincadeiras.
O objetivo é promover momentos de descontração, integração e lazer para os estudantes, especialmente após um período de dois anos de pandemia, sem a realização dos Jogos Escolares. O espaço será no Estádio Canarinho.
“Os estudantes estão muito ansiosos. Antes mesmo das inscrições eles já nos procuraram e disseram que queriam participar dos jogos. Eles não querem ficar parados, querem se movimentar e isso é muito importante porque estão em fase de pleno desenvolvimento”, destacou a professora de educação física Andreia Feitosa, da Escola Estadual Major Alcides, com atletas de karatê e tênis de mesa.
Outra novidade da edição deste ano é a participação, pela primeira vez, de alunos-atletas da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila Santa Maria do Boiaçu, Região do Baixo Rio Branco.
O Governo do Estado viabilizou a participação de dois times de futsal, em uma verdadeira força-tarefa, disponibilizando uma lancha e um ônibus, proporcionando acesso ao esporte e integração social para 24 estudantes de comunidades ribeirinhas.
Representação nacional
Os campeões dos 49° JERS garantem vaga para a etapa nacional, nos Jogos da Juventude (categoria infantil), em setembro no Estado de Sergipe (SE) e nos Jogos Escolares Brasileiros (categoria mirim), em novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Mágida Azulay Khatab