A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais, oferta aulas noturnas de zumba, treinamento funcional, aeroboi, capoeira e taekwondo para os servidores da Casa. A intenção é melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.
Além dos benefícios para a saúde, a prática de exercícios possui efeitos positivos e melhora consideravelmente o desempenho profissional. É o que garante a servidora do Núcleo de Saúde da ALE-RR Fernanda Zambonin. Ela é especialista em enfermagem do trabalho e doutoranda em Vigilância em Saúde nas Fronteiras/Fiocruz.
“A atividade física previne doenças crônicas não transmissíveis, como a coronária, hipertensão e diabetes; mantém a densidade mineral óssea, com ossos e articulações mais saudáveis; melhora a postura, equilíbrio e o controle do peso corporal e ajuda a controlar a obesidade e o excesso de peso”, explicou.
A diretora do Centro de Convivência da Juventude, Lara Magalhães, relata como nasceu o projeto para os servidores do Poder Legislativo estadual. “Quando o servidor está bem de saúde, não sonolento, ele produz mais, é mais ativo, mais proativo. Com isso, a gente teve o intuito de ofertar, no período noturno, essas atividades físicas para melhorar a qualidade de vida”, afirmou.
Uma das modalidades ofertadas é a zumba. O coordenador de dança Janderson Pereira explica que essa atividade pode trazer muitos benefícios às saúdes física e mental. “Em uma hora de aula, a dança aumenta o fluxo sanguíneo, melhora o sistema cardiovascular, ajuda a combater a depressão e ansiedade, além de auxiliar na perda de 600 a 1.000 calorias. Sem dúvida, quem dança é mais feliz”, contou entusiasmado.
Todas essas modalidades também são direcionadas ao público em geral, sendo oferecidas de segunda a sexta, a partir das 18h30, com 1h30 de duração. Ainda há vagas e os interessados podem se inscrever na sede da superintendência, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3.510, bairro Buritis, levando documentos pessoais e comprovante de residência.
Superintendência de Programas Especiais
Criada por meio da Resolução nº 007/2021, a Superintendência de Programas Especiais desenvolve essas e outras importantes ações para a população roraimense. Ao todo, são nove programas: Escolegis (Escola do Legislativo); Procon Assembleia; Procuradoria Especial da Mulher/ Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher); Centro de Convivência da Juventude; Programa Fiscaliza; Centro de Documentação e Acervo Histórico; Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Programa de Atendimento Comunitário e o CAM (Centro de Apoio aos Municípios).
Anderson Caldas