Governo de Roraima beneficia mais de 120 pessoas com aparelhos auditivos

121 pessoas com alterações na audição foram beneficiadas com aparelhos auditivos e voltaram a ouvir sons ao seu redor. – Fotos: Ascom/Sesau

Melhorar a qualidade de vida das pessoas sempre foi uma preocupação para o Governo de Roraima, que por meio da (Sesau) Secretaria de Saúde, tem reforçado cada vez mais o seu olhar para atender as necessidades de pessoas com deficiência auditiva.

Conforme dados da CGAE (Coordenadoria Geral de Atenção Especializada), 121 pessoas com alterações na audição foram beneficiadas com aparelhos auditivos e voltaram a ouvir sons ao seu redor.

“O paciente sabe que a pessoa está falando, mas não consegue compreender as palavras. É aí onde o aparelho codifica e amplifica esse som, dando o retorno para ouvir e entender o locutor, oferecendo melhor qualidade de vida social e melhora da autoestima’’, destacou a fonoaudióloga e coordenadora da CGAE, Léa Maria Sversut.

A coordenadora lembra ainda que a perda auditiva desencadeia um distanciamento social e os benefícios do aparelho trazem de volta a confiança do paciente, assim como a melhora da relação com a família e amigos, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

“Na maioria dos casos de perda auditiva, o aparelho é eficaz para devolver ao paciente a capacidade de ouvir sons com clareza. E quando ocorre nos dois ouvidos, a chamada perda auditiva bilateral, é fundamental a utilização dos aparelhos em ambos os lados, mesmo que um ouvido tenha capacidade parcial de audição”, afirmou.

O pedreiro Francisco dos Santos, de 69 anos, teve a audição dos seus dois ouvidos prejudicada em 2002, após um acidente de carro. À época, ele ainda chegou a usar um aparelho auditivo de baixa qualidade, o que não conseguiu resolver o problema.

Sem condições de arcar com um aparelho novo, os problemas só foram aumentando, tendo o comprometimento de capacidade auditiva de 50% da audição direita e 75% da esquerda.

Diante da situação, Francisco decidiu procurar um otorrinolaringologista para viabilizar um pedido pelo Estado. Depois da consulta, o médico, e o exame de audiometria atestando grau e tipo de perda auditiva após realizou a solicitação dos dispositivos para a Coordenadoria Geral de Atenção Especializada, sendo enfim contemplado com os Aparelhos Auditivos.

A companheira de Francisco, Veranilze Almeida de Souza, agradeceu ao cuidado que a equipe da CGAE teve com seu marido, que agora poderá retomar livremente a rotina.

“Quero agradecer a toda a equipe na secretaria que proporciona essa ajuda para quem precisa. Espero que o trabalho continue, pois é algo muito importante”, completou.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo