IFRR divulga a lista dos mais de 500 aprovados no seletivo dos cursos de licenciatura na modalidade EAD

Foram abertas 504 vagas, distribuídas nos polos do Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e São Luiz do Anauá. – Foto: Ascom/IFRR

Nesta quinta-feira, 18, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) publicou o resultado final do seletivo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola, e Licenciatura em Pedagogia, todos na modalidade EAD. Foram abertas 504 vagas, distribuídas nos polos do Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e São Luiz do Anauá. A lista final dos aprovados pode ser verificada aqui.

Conforme previsto no edital, todas as etapas do seletivo são realizadas pela internet, desde a inscrição e o envio de documentação para análise curricular até a matrícula, que começa na próxima segunda-feira, 22, e encerra-se na sexta-feira, 28. O passo a passo para a realização dela pode ser conferido aqui.

Para o fim deste mês está prevista a aula inaugural dos cursos, bem como o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ainda que sejam em EAD, conforme previsto em lei, os cursos de licenciatura devem ter 20% de carga horária presencial. A formação é composta por aulas assíncronas, síncronas e encontros presenciais nos polos, de acordo com a localidade selecionada no seletivo.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, falou sobre a entrada dos novos acadêmicos da instituição. “Cada vez mais a Educação a Distância se consolida no cenário educacional do IFRR, com possibilidade de alcance de todos os rincões do Estado de Roraima. Nesse sentido, o Campus Boa Vista sente-se honrado em mediar essa formação tão necessária, que representa um espaço de formação e consolidação das políticas educacionais de formação de professores, eixo cuja responsabilidade também é nossa”, disse.

Já a diretora de Políticas de Educação a Distância, professora Solange Almeida, comentou que a ampliação dos cursos em EAD na instituição contribui para expandir os muros dos campi. “Desse modo, chegamos a uma população que não teria condições de realizar uma formação na modalidade presencial”, disse. A gestora também falou sobre o trabalho que o IFRR vem realizando para implementar soluções tecnológicas para a educação a distância. “Entre elas, podemos citar a padronização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a adoção da versão do Moodle 4.0, as melhorias para a estabilidade dos sistemas e o contrato de espaço na nuvem”, disse.

Os candidatos que realizarem a matrícula devem estar atentos às informações repassadas pelo Departamento de Educação a Distância do campus (Dead/CBV), mantendo atualizado o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Em breve, as coordenações/tutores dos cursos vão criar grupos e outras estratégias de comunicação. Já os que ficaram na lista de espera devem acompanhar as atualizações do certame no SGC e no portal institucional. Quem tiver alguma dúvida deve entrar em contato com o departamento pelo e-mail dead.cbv@ifrr.edu.br.

Sofia Lampert

 

Veja também

Topo