Nesta quinta-feira, 18, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) publicou o resultado final do seletivo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola, e Licenciatura em Pedagogia, todos na modalidade EAD. Foram abertas 504 vagas, distribuídas nos polos do Amajari, Boa Vista, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e São Luiz do Anauá. A lista final dos aprovados pode ser verificada aqui.
Conforme previsto no edital, todas as etapas do seletivo são realizadas pela internet, desde a inscrição e o envio de documentação para análise curricular até a matrícula, que começa na próxima segunda-feira, 22, e encerra-se na sexta-feira, 28. O passo a passo para a realização dela pode ser conferido aqui.
Para o fim deste mês está prevista a aula inaugural dos cursos, bem como o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ainda que sejam em EAD, conforme previsto em lei, os cursos de licenciatura devem ter 20% de carga horária presencial. A formação é composta por aulas assíncronas, síncronas e encontros presenciais nos polos, de acordo com a localidade selecionada no seletivo.
A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, falou sobre a entrada dos novos acadêmicos da instituição. “Cada vez mais a Educação a Distância se consolida no cenário educacional do IFRR, com possibilidade de alcance de todos os rincões do Estado de Roraima. Nesse sentido, o Campus Boa Vista sente-se honrado em mediar essa formação tão necessária, que representa um espaço de formação e consolidação das políticas educacionais de formação de professores, eixo cuja responsabilidade também é nossa”, disse.
Já a diretora de Políticas de Educação a Distância, professora Solange Almeida, comentou que a ampliação dos cursos em EAD na instituição contribui para expandir os muros dos campi. “Desse modo, chegamos a uma população que não teria condições de realizar uma formação na modalidade presencial”, disse. A gestora também falou sobre o trabalho que o IFRR vem realizando para implementar soluções tecnológicas para a educação a distância. “Entre elas, podemos citar a padronização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a adoção da versão do Moodle 4.0, as melhorias para a estabilidade dos sistemas e o contrato de espaço na nuvem”, disse.
Os candidatos que realizarem a matrícula devem estar atentos às informações repassadas pelo Departamento de Educação a Distância do campus (Dead/CBV), mantendo atualizado o e-mail cadastrado no ato da inscrição. Em breve, as coordenações/tutores dos cursos vão criar grupos e outras estratégias de comunicação. Já os que ficaram na lista de espera devem acompanhar as atualizações do certame no SGC e no portal institucional. Quem tiver alguma dúvida deve entrar em contato com o departamento pelo e-mail dead.cbv@ifrr.edu.br.
Sofia Lampert