Na última sexta-feira, 19, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina, realizou em Boa Vista, a palestra “O STJ no sistema de justiça”. A iniciativa é da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr).
Mais de 300 pessoas acompanharam a palestra ministrada no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. Entre os participantes, magistrados, magistradas, servidores, servidoras e estagiários do TJRR, além do público externo, como alunos sargentos da PM/RR, profissionais e estudantes da área de direito.
A iniciativa celebra a passagem do dia do magistrado, comemorado no dia 11 de agosto e faz parte do calendário de atividades da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr) no segundo semestre de 2022, que tem a missão de promover eventos, workshops, cursos, capacitações e aperfeiçoamentos na área jurídica e demais áreas que contribuam no âmbito do Tribunal de Justiça de Roraima.
Durante a palestra, o ministro Sérgio Kukina explicou como surgiu o STJ, quando foi instalado, sua composição e papel no sistema de justiça brasileiro.
“Fiquei muito feliz. Encontrei com um ambiente muito carinhoso, composto de alunos, de colegas da Polícia Militar, advogados, magistrados e vim aqui exatamente com a proposta de compartilhar um pouco de questões relativas ao Tribunal a que pertenço, o Superior Tribunal de Justiça, a posição, a função do STJ dentro do sistema de Justiça. Isso tudo tem sofrido muitas transformações”, ressaltou.
Para a estudante do curso de direito da UERR, Mayara Gil Alves, foi uma oportunidade única: estar no segundo semestre e ouvir de perto o ministro do Superior Tribunal de Justiça.
“Como estudante, foi muito importante ouvir sobre esse sistema jurídico. Como ele está dentro, faz parte desse sistema como ministro do STJ, foi de suma importância para compreender o tema”.
Para os que não puderam acompanhar de forma presencial, a palestra também foi transmitida em tempo real pelo canal da Ejurr no youtube. O conteúdo ficará disponível para eventuais consultas na plataforma on-line.
TJRR concede Medalha Mérito do Judiciário ao ministro Sérgio Kukina
Durante a palestra “O STJ no sistema de Justiça”, o ministro do STJ, Sérgio Luiz Kukina, recebeu do presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, a medalha Mérito do Judiciário de Roraima, maior comenda do Poder Judiciário roraimense.
O presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, reconheceu a contribuição do ministro e a merecida homenagem frente à extensa experiência profissional e dedicação à vida pública.
“Exemplar pai de família e cidadão, modelo de homem público traduz os verdadeiros valores da justiça culminando em imenso conhecimento jurídico, absoluto senso de justiça e humildade, qualidades próprias dos verdadeiramente sábios e nobres. Por tantas qualidades e atributos, em reconhecimento e admiração, pela imensa contribuição às ciências jurídicas e sobretudo à justiça brasileira”, destacou o presidente do TJRR, em seu discurso durante a entrega da comenda.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina, esteve em Roraima pela segunda vez. Ele agradeceu a homenagem e a oportunidade de voltar ao Estado.
“Saio daqui extremamente feliz pelo afeto, pelo carinho com que fui recebido e mais que isso, tendo sido agraciado com o recebimento da Medalha Mérito do Judiciário, entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça, Cristóvão Suter. Só tenho a agradecer”.
Ao final da palestra, o ministro foi agraciado com a entrega de um buque, pelas mãos da servidora Rudianna Zeidler, sobrinha de um professor e amigo do ministro.