Eleições 2022: TRE-RR e cúpula das polícias se reúnem para discutir segurança

Antes do pleito, serão realizados mais três encontros com as forças policiais. – Fotos: Ascom/TRE-RR

Com o objetivo de discutir assuntos relacionados à segurança nas Eleições Gerais de 2022 e promover uma maior integração entre as forças policiais que irão atuar no pleito, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) promoveu uma reunião nesta sexta-feira, 19, no auditório da instituição.

O evento foi conduzido pelo juiz eleitoral Ataliba de Albuquerque Moreira, com a participação do diretor-geral do TRE-RR, Adriano Nogueira, o secretário de administração, Hermenegildo D’Ávila, representantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Exército, Secretaria de Estado da justiça e Cidadania e da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, além da equipe administrativa da Justiça Eleitoral roraimense.

Na análise do juiz eleitoral Ataliba de Albuquerque, o encontro serviu para alinhar as ações a serem desenvolvidas e trocar informações entre todos os envolvidos, a fim de que as eleições transcorram em clima de paz e normalidade. “Tradicionalmente, os órgãos de segurança, em Roraima e no restante do Brasil, asseguram a manutenção da ordem legal e da paz social, ou seja, prestam serviços essenciais à realização do pleito e à garantia da democracia”, ressaltou.

De acordo com a coronel Valdeane Alves, subcomandante da Polícia Militar de Roraima, o TRE-RR deu o start do planejamento com todas as instituições que irão atuar diretamente na segurança do pleito eleitoral. “É importante essa reunião porque propicia um planejamento antecipado para que no dia da eleição a segurança atue com toda força para termos uma votação tranquila”, disse.

O diretor-geral do TRE-RR, Adriano Nogueira, destacou que serão realizadas outras três reuniões com as forças de segurança antes do pleito. “Nossa proposta é possibilitar o fluxo de informações entre esta Especializada e os órgãos de segurança afim de auxiliar no planejamento da operacionalidade, levando em consideração as experiências adquiridas em pleitos anteriores e as características dos municípios”.

Nogueira disse ainda que será implementado no TRE-RR um Centro Integrado de Comando e Controle, com representantes dos órgãos de segurança pública, para a centralização das informações, monitoramento e coordenação das ações para a solução dos problemas de segurança que vierem a ocorrer durante as eleições.

“O Centro Integrado de Comando e Controle decidirá quanto ao tipo e modelo da ação a ser deflagrada para a solução de situações consideradas de risco à segurança das atividades da eleição”, complementou.

 

Veja também

Topo