Governo de Roraima entregou mais de 1.500 meios auxiliares de locomoção para pacientes

O trabalho é executado pelo PAPD, que desenvolve ações que proporcionam autonomia para quem possui algum problema de locomoção. – Fotos: Secom-RR

Promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida sempre foi uma preocupação para o Governo de Roraima, que por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) investe na aquisição de meios auxiliares de locomoção.

Somente no primeiro semestre de 2022, foram entregues 1.508 meios auxiliares de locomoção para pacientes da rede pública de saúde. O trabalho é executado pelo PAPD (Programa de Atenção e Prevenção a Deficiência), que desenvolve ações que proporcionam autonomia para quem possui algum problema de locomoção.

Os meios auxiliares de locomoção são compreendidos por aqueles que ajudam as pessoas a percorrer distâncias longas ou curtas. São as cadeiras de rodas, andadores, muletas e bengalas. Eles devem ser indicados por profissionais médicos, fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais.

“Nós fazemos as entregas todos os dias no NERF [Núcleo Estadual de Reabilitação Física], pelo PAPD e outros eventos, onde é realizado um quantitativo para fazer uma entrega maior da demanda”, destacou a gerente técnica do programa, Neire Gonçalves.

Mensalmente, o PAPD realiza a entrega de aproximadamente 215 dispositivos, como muletas, andadores, cadeiras de banho, entre outros.

Para receber o item, o interessado deve fazer um cadastro junto ao PAPD, dentro do NERF. Os documentos exigidos são os seguintes:

– Cópia da Carteira de Identidade ou Registro de Nascimento;

– Cópia do CPF;

– Cópia de um Comprovante de Residência;

– Cópia do Cartão do SUS;

– Solicitação original do Material Médico, Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional.

O NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física) está localizado na avenida Ataíde Teive, 6459, bairro Nova Canaã.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo