Governo de Roraima empossa mais 44 professores indígenas

De mil vagas ofertadas no concurso, até o momento, 529 professores já foram empossados. – Fotos: Ascom/Seed

Mais 44 aprovados no concurso público específico e diferenciado para professor indígena do Governo de Roraima tomaram posse na tarde desta segunda-feira, 29, em solenidade no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

“São novos professores que chegam para fortalecer o ensino em nossas comunidades indígenas oriundos de um concurso necessário realizado na gestão do governador Antonio Denarium, que respeita a cultura dos nossos povos originários. Desejo as boas-vindas aos novos docentes da rede estadual de ensino”, destacou Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto.

Prestigiaram também a solenidade de posse, a secretária-adjunta da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), Betânia Avelino, um representante do Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), banca responsável pelo certame, Vitor Gomes, além dos secretários-adjuntos da Seed, Semaias Alexandre Silva e Adelaid Bezerra.

Os novos docentes foram empossados após terem seus recursos deferidos pela comissão de análise da Segad. Os docentes vão atuar nos municípios de Amajari, Boa Vista (área rural), Bonfim, Cantá, Caroebe, Pacaraima, São João da Baliza, Uiramutã e Normandia. De mil vagas ofertadas no concurso, até o momento, 529 professores já foram empossados.

Os familiares dos novos docentes do quadro efetivo também estiveram presentes, lotando o auditório e registrando cada passo do novo concursado da família. Aprovada pelo município de Normandia, Tatiana Soares Peixoto passou dez anos como professora por meio de processos seletivos. Agora tem a chance de fazer carreira dentro de sua comunidade de origem, Xumina, após ser aprovada no seu primeiro concurso público como professora de Biologia.

“Meu endereço atual é a comunidade indígena Truaru, em Boa Vista, mas estou voltando para as minhas origens, minhas raízes, na região da Raposa. Estou muito feliz por saber que o concurso dá estabilidade a nós, profissionais da educação indígena” contou a nova professora efetiva do Estado.

Ana Claudia da Silva Gino foi a responsável por fazer o juramento dos novos professores. Agora, efetiva do Estado, ministrará aulas para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para realizar seu sonho, sairá da região do Mutum em Boa Vista para seguir carreira no município do Cantá.

“Já trabalho há dez anos na área, mas nunca tinha feito nenhum processo seletivo do Estado. Estou ansiosa e muita alegre em poder contribuir com o ensino”, afirma a professora de Pedagogia.

Na última sexta-feira, dia 26, em um momento histórico, foram empossados 485 novos professores indígenas em solenidade realizada no Parque Anauá.

Lotação imediata

A partir das 8h da próxima sexta-feira, 2 de setembro, todos os empossados da tarde de hoje serão lotados pelo DRH (Departamento de Recursos Humanos). No momento da lotação, serão realizados o procedimento de assinatura do termo de exercício e o cadastro dos novos concursados. A ação ocorrerá no auditório da Seed, localizado na rua Barão do Rio Branco, n° 1.495, Centro.

Documentos

Para a lotação, os professores devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos: Ofício de Apresentação, Termo de Posse, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, RANI ou Autodeclaração e Declaração de Pertencimento Étnico, Diploma e Histórico Escolar, Comprovante de Residência, Pis/Pasep, Certidão de Casamento (caso seja casado), Certidão de Dependentes (caso tenha filhos), Certificado de Reservista (para homens), comprovante de conta do Branco do Brasil além de uma foto 3×4.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo