Vão começar os Jogos da Juventude 2022 em Aracaju (SE), e Roraima estará bem representado na competição com uma delegação formada por 170 integrantes. A primeira parte da comitiva, com 36 pessoas, embarca na madrugada desta quarta-feira, 31, rumo à capital sergipana.
Os primeiros são os atletas das modalidades de vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo e natação. São 26 atletas, além de cinco técnicos, três oficiais, um fisioterapeuta e uma jornalista. O chefe da Delegação de Roraima, Dinaildo Barreto, já está no local da competição. Os demais integrantes da Delegação seguem embarcando para Aracaju entre os dias 1° a 14 de setembro.
“O Governo de Roraima vem investindo muito no esporte porque entende a sua importância para transformação social e formação integral do cidadão. O Estado disponibilizou todas as passagens da delegação, viabilizando com tranquilidade a participação de nossos alunos-atletas nessa grande experiência que são os Jogos da Juventude” destacou Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto.
Os Jogos da Juventude são voltados aos atletas da categoria infantil (15 a 17 anos). Os representantes de Roraima garantiram vaga para a competição nacional após vencerem os JER’S (Jogos Escolares de Roraima), disputado em seis fases, quatro delas realizadas no interior do Estado. Os JERS foram realizados pelo IDR (Instituto de Desporto de Roraima) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) entre os meses de julho e agosto.
O Estado terá representantes em oito modalidades individuais (ciclismo, taekwondo, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, vôlei de praia) e em quatro coletivas (futsal, voleibol, handebol e basquetebol). Ronnys Silva Batista é técnico de Tênis de Mesa e acompanhará quatro atletas nesta modalidade.
O professor destacou a realização do 1° Camping de Treinamento Pré-competitivo promovido pelo IDR para auxiliar na preparação dos atletas. “Foi muito importante o Camping para melhorar a técnica e também para conhecermos melhor os atletas, principalmente os que vêm do interior”, disse.
Sobre a competição, para ele, mais importante do que conquistar medalhas é a oportunidade que os alunos têm de buscarem novos conhecimentos. “Muitos deles nunca viajaram para lugar nenhum e esta é uma oportunidade para eles interagirem com outras culturas e terem uma grande experiência. O objetivo é trazer bons resultados, mas se não acontecer, eles vão voltar com outra vivência, e isso é bom para eles, para que almejem um bom rumo na vida”, ressaltou o professor Ronys Batista.
A competição
Os Jogos da Juventude são organizados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que é responsável por toda a logística do evento, como alimentação, hospedagem (serão utilizados 20 hotéis) e transporte para locais de competição.
Nesta edição, está prevista a participação de cinco mil pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. Serão 1.856 escolas de todo o Brasil representadas com atletas disputando 16 modalidades. O Centro de Convenções de Aracaju concentrará boa parte das atividades dos Jogos da Juventude.
A cerimônia de abertura está marcada para o dia 1° de setembro, assim como os congressos técnicos das modalidades individuais. No dia 2 iniciam as disputas.
No dia 6 de setembro começa a segunda fase da competição, com a chegada das delegações das modalidades coletivas e realização dos congressos técnicos. Os jogos das coletivas iniciam no dia 7, seguindo até o dia 18 de setembro. Outras informações e detalhes sobre a competição estão disponíveis no site do COB (https://www.cob.org.br).
Mágida Azulay Khatab