Os profissionais da Educação foram a segunda categoria a se reunir com a Comissão Temporária Especial da Câmara de Vereadores, equipe responsável por acompanhar os trabalhos de revisão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos municipais. O encontrou ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal nesta terça-feira, 30.
Na reunião de alinhamento, foram pontuadas todas as sugestões que a categoria almeja no PCCR. “Queremos o reconhecimento dos diversos profissionais que atuam na educação. Ter um olhar mais cuidadoso para os professores readaptados e mais valorização para os profissionais que fazem especialização, mestrado, doutorado, que tenha diferenciação salarial para atendê-los, entre outras reivindicações que precisam ser incluídas no PCCR para respaldar o exercício do nosso trabalho”, pontuou Arthur Magalhães, professor há 17 anos e representante do Coletivo Municipal de Boa Vista.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, destacou o espaço aberto para o debate e pontuou três eixos que considera fundamentais para os profissionais da área. “Queremos um plano que inclua todos os profissionais da educação como professores, cuidadores, assistente de alunos, controladores de acesso. Queremos também um piso salarial superior a soma do salário atual mais a GID (Gratificação de Incentivo à Docência), além da valorização de promoção por titulação porque hoje a variação de um nível escolar para outro é de apenas 5% e nós defendemos 20% de aumento à medida que o professor apresentar titulação de pós-graduação, de mestrado e de doutorado”, explicou.
O presidente da Comissão, vereador Jullyerre Pablo (União Brasil), reforçou que o trabalho é feito em parceria com as categorias e que o papel da equipe é coletar todas as demandas e levar ao Poder Executivo. “Sempre reforço que somos o elo entre os servidores e a prefeitura, por isso precisamos trabalhar em conjunto. A unidade produz resultados extraordinários”, comentou. Participaram da reunião a vereadora Regiane Matos (Relatora da Comissão) e a vereadora Tuti Lopes.
Ozieli Ferreira