Escolas da rede estadual recebem assessoria para manuseio de kits de robótica

Assessoria aos professores e gestão das escolas serve para utilização e manuseio do kit e verificação de possíveis dúvidas ou análise de resultados. – Fotos: Ascom/Seed

Desde fevereiro deste ano, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), em parceria com a empresa especializada em tecnologia e educação pública SIM Inova, de Sorocaba (SP), vem atuando em 15 escolas do ensino médio de Roraima para assessorar as unidades, que receberam kits de robótica educacional para alunos.

A assessoria aos professores e gestão das escolas serve para utilização e manuseio do kit e verificação de possíveis dúvidas ou análise de resultados. Nesta semana o coordenador educacional do projeto, Cainã Godoy, está em Roraima para visitar algumas escolas e observar trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. As visitas seguem até sexta-feira, 2 de setembro.

“Nós utilizamos o programa SIM Robótica nas escolas de ensino médio. O programa, em sua composição, utiliza além do nosso material um conjunto da Lego Education. Hoje os alunos utilizam em sala de aula o kit EV3 Mindstorm, trabalhado em parceria com o programa desenvolvido nas escolas”, disse Godoy.

Entre os meses de fevereiro e abril deste ano, a equipe realizou treinamento de manuseio dos kits em cada escola.

Cada aula de robótica é diferente uma da outra. Uma vez por semana, os alunos têm a possibilidade de criar, em grupo, infinitas possibilidades em torno do projeto proposto pelo programa.

Cada estudante tem uma função importante dentro do grupo de criação. Hora ele é o responsável pela liderança do grupo, ou responsável pela construção do protótipo ou ser o planejador de recursos e ainda o programador para dar vida aos futuros robôs.

“Nós não queremos que o jovem seja, somente, um utilizador da tecnologia, mas que ele seja um protagonista nesse meio e através desse contato estabelecido possa ser a pessoa que vai criar tecnologia. Desejo que todo o trabalho em equipe seja espelho para esse aluno na vida acadêmica e profissional”, destacou o coordenador.

Agenda

As visitas técnicas iniciam nesta quarta-feira, 31, no CEM (Colégio Estadual Militarizado) Cícero Vieira Neto em Pacaraima e no dia 1º de setembro no CEM Aldébaro José Alcântara em Bonfim. No mesmo dia a equipe segue para o município de Cantá para visita ao CEM José Aureliano. Já no dia 2, será a vez do CEM Mariano Vieira em Normandia, e finaliza em Boa Vista na Escola Ana Libória, por enquanto a única da capital a receber o kit de robótica.

Aquisição de kits

Em janeiro deste ano, o Governo de Roraima distribuiu 165 kits de robótica para 15 escolas da Capital e Interior que ofertam o Ensino Médio. Cada instituição de ensino recebeu 11 kits, 10 para utilização dos alunos e um para uso do professor. Um investimento na ordem de R$ 3.162.905,16 em recursos do Tesouro Estadual e outros R$ 1.208.400,00 de emendar parlamentar.

“O Governo de Roraima investe em tecnologia educacional para dinamizar o processo de ensino aprendizagem na rede estadual de ensino. Um exemplo é a aquisição destes kits de robótica, além de internet e de tablets educacionais. Isso torna as aulas mais dinâmicas e atrativas e estimula o protagonismo dos nossos estudantes”, ressaltou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

Layse Menezes

 

 

Veja também

Topo