O HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) completa 31 anos nesta sexta-feira, 2. Para celebrar a data, a unidade promove uma série de atividades voltadas para servidores, pacientes e acompanhantes.
“Ao longo de três décadas, o HGR se tornou referência do Estado em atendimentos de urgência e emergência, buscando melhorar cada vez mais a assistência em saúde para a população de Roraima. Este ano em especial estamos muito orgulhosos, pois estamos retomando as cirurgias eletivas após a estabilização da pandemia da covid-19, atendendo aos anseios dos pacientes que aguardam na fila do SUS”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
A programação inicia na manhã de sexta-feira, 2, no hall de entrada da unidade, às 8h. Na ocasião, será realizada uma apresentação de grupos de louvor, distribuição de fôlderes e sorteio de lembranças.
A direção do HGR fará ainda a explanação de dados relacionados aos serviços prestados pelas equipes que compõem a unidade, como forma de prestação de contas para a sociedade roraimense.
“Apesar de toda a complexidade do HGR, a gente consegue salvar vidas e curar pessoas. A ideia é mostrar para a população que a gente evoluiu bastante durante esses 31 anos, sempre buscando prestar um serviço resolutivo e humanizado”, ressaltou o diretor administrativo do HGR, Edgar Hoover.
As atividades serão encerradas às 18h30, com a realização de um culto ecumênico.
Protagonismo na Saúde
Inaugurado no ano de 1991, o Hospital Geral de Roraima é uma unidade de grande porte, vinculado à CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência) da Sesau. Possui atualmente mais de 3 mil servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, corpo técnico administrativo, dentre outros.
Devido à sua estrutura, a unidade é considerada a principal referência hospitalar de Roraima, tendo realizado neste ano 3.825 procedimentos eletivos e 1.405 cirurgias de emergência, um número que tem crescido com a ampliação de especialidades médicas.
Além do crescimento de estrutura, o hospital também se beneficiou de uma série de investimentos em equipamentos de ponta. Foram repassados 12 aparelhos de anestesia com monitorização de agentes anestésicos; dois desfibriladores cardioversor, com funções adulto; dez eletrocardiogramas; 54 monitores multiparâmetro, dois microscópios cirúrgicos, para uso em neurocirurgia no HGR; dois sistemas de cirurgias guiadas por imagens, neuronavegador e 30 desfibriladores, totalizando 114 equipamentos.
“Todo o nosso corpo clínico que trabalha aqui, sejam enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, médicos, enfim, toda a área de saúde que vivenciou essa evolução do HGR para melhor está de parabéns”, salientou a diretora-geral da unidade, Patrícia Renovato.
A farmacêutica Maristela Gomes de Moura iniciou a sua trajetória junto ao HGR em 2001, quando ainda trabalhava como agente de vigilância sanitária. Ela conta do orgulho de fazer a diferença no atendimento de qualidade para os roraimenses.
“Ao longo dos anos, eu pude testemunhar a implantação de vários serviços, como oncologia, cardiologia e neurologia. Então, a gente evoluiu bastante e o hospital cresceu de forma estrondosa. Isso muito me orgulha, porque a população roraimense está bem assistida”, completou.
Confira a programação
8h – Recepção aos servidores da unidade com atração musical, distribuição de folder e sorte de lembranças;
8h e 14h – Exposição de fotos da história do HGR no hall de entrada da unidade e apresentação de dados;
18h30 – Culto ecumênico com grupos de canto no salão do térreo do anexo José de Anchieta Junior.
Suyanne Sá