Aperfeiçoar a gestão territorial do estado de Roraima é o principal objetivo da Riderr (Rede de Integração de Dados Espaciais de Roraima) que foi discutida durante um workshop, realizado na manhã desta sexta-feira, 2, na sede do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima).
A Riderr tem como meta promover a integração dos dados espaciais por meio de uso de ferramentas de geoprocessamento e evitar a dispersão de informações, que podem ser produzidas por entidades federais, estaduais e municipais, universidades, institutos de pesquisa, indústria, comércio e sociedade civil organizada.
Participaram da reunião, o diretor técnico da Faperr, Carlos Borges, o assessor técnico, Elemar Favreto e o assistente de tecnologia da informação, Everton Moreira, além de representantes de diversas secretarias que farão parte do projeto.
Um dos resultados do Workshop Riderr, foi a formação de duas câmaras técnicas: a primeira trata sobre planejamento e administração, como a verificação das metas a serem alcançadas nos programas, auxiliando no processo de avaliação do projeto; a segunda foca em geotecnologia e informações, e como o responsável pela disponibilização dos dados das instituições na rede vai atuar, fomentando a criação de um banco de dados único e integrando as informações produzidas em cada instituição.
De acordo com o assessor técnico da fundação, Elemar Favreto, o Riderr será importante para a preservação de informações importantes para o estado. “A Faperr além de fazer parte do comitê gestor e das câmaras técnicas, auxiliará na construção e fomento da capacitação dos atores envolvidos na integração dos dados e na produção das informações relevantes.”, afirmou Favreto.
Posteriormente, será formalizado o Termo de Cooperação Técnica, formado por todos os órgãos participantes da Riderr.
Os participantes
Fazem parte do programa Riderr a Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento); a Seadi (Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação); a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima); a Seinf (Secretaria de Infraestrutura); a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima); o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima; o Centro de Apoio aos Municípios; o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima); a Universidade Estadual de Roraima; o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima).
Gabriela Garcia