Setembro Amarelo: Coronel Mota realiza blitz educativa sobre saúde mental

Blitz vai contar com o apoio de estudantes do curso de psicologia da Faculdade Cathedral. – Foto: Ascom/Sesau

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Clínica Médica Especializada Coronel Mota vai promover nesta sexta-feira, 9, uma blitz educativa para os usuários do SUS. A programação inicia a partir das 10h, em frente ao setor de psiquiatria da unidade, na avenida Capitão Júlio Bezerra, no Centro de Boa Vista.

“A blitz consiste em chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados com a vida e a saúde mental”, destacou a responsável pelo setor da psiquiatria, Suely do Nascimento.

Conforme Suely, a blitz vai contar com o apoio de estudantes do curso de psicologia da Faculdade Cathedral. A ideia é prestar todo o suporte de acolhimento aos pacientes que aguardam pela realização da consulta com especialista.

“A equipe vai estar em uma sala fazendo acolhimento e psicoeducação para os pacientes. Nosso objetivo maior é alertar e sensibilizar sobre a prevenção do suicídio. Em outras palavras, é importante que a população entenda que a atenção à saúde mental é tão importante quanto a saúde física”, frisou.

A psiquiatra conta ainda que este é o terceiro ano que a unidade realiza a ação, que contará também com apresentações musicais, dança e entrega de brindes.

“Esse é o terceiro ano em que realizamos a ação de prevenção na unidade com palestras, atividades motivacionais com os pacientes, distribuição de livros, pirulitos, chocolates, picolés. Contamos ainda com o apoio da psicologia, que realiza tarefas não apenas para os pacientes, mas também para os funcionários”, concluiu.

Valorizando a vida

Dentre as ações para o Setembro Amarelo, a Clínica Médica Especializada Coronel Mota ampliou a quantidade de vagas para os atendimentos com os psicólogos e psiquiatras, decorrente do alto número de consultas marcadas no mês de julho. No período, foram 1.573 atendimentos com psiquiatras e psicólogos.

Atualmente, a unidade conta com cinco profissionais especializados no atendimento à saúde mental. As marcações e consultas ocorrem regularmente na unidade, de segunda a sexta-feira.

Além das unidades de saúde, a população também pode contar com o suporte de orientação do CVC (Centro de Valorização da Vida), por meio do 188. Os profissionais dão todo o apoio emocional e preventivo contra o suicídio, de forma voluntária e gratuitamente.

Veja a programação

9h – Abertura com apresentação de coreografia (grupo de dança da Igreja do Evangelho Quadrangular) e acolhimento feito pelos estudantes do curso de psicologia da Faculdade Cathedral.

10h – Blitz pela unidade com entrega de brindes.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo