Cinco atletas do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de (ALE-RR) participaram neste sábado, 10, da I Etapa do Circuito Estadual da Liga Roraimense de Judô 2022. O evento ocorre na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reúne 80 judocas inscritos, entre crianças, adolescentes e adultos.
Segundo o organizador, João Victor Alecrim, o objetivo principal do campeonato é promover a integração e a confraternização entre os atletas, seus familiares e amigos.
“Desde o período pandêmico estávamos sem ter nenhum evento presencial, apenas on-line, que não tem esse calor entre as crianças e pais, todo mundo reunido. A gente consegue socializar as crianças, integrar pais e familiares. É uma coisa muito positiva e dá essa construção não só do corpo, mas também da mente”, disse João.
De acordo com o professor do Centro de Convivência, Adriano Silva, é a primeira vez que os judocas participam de uma competição. Apesar do nervosismo, as expectativas são positivas.
“Eles estão ansiosos e na expectativa. Falei para eles que é só colocar em prática o treinamento que vai dar tudo certo”, afirmou Adriano.
Para a faixa branca Ana Vitória Paiva, de 15 anos, o momento é de aprendizado. Ela já praticava jiu-jitsu, mas decidiu iniciar no judô há cerca de dois meses.
“Estou muito nervosa, para falar a verdade, e com o coração a mil. O judô é uma coisa nova para mim, mas a experiência está sendo boa e estou gostando. Como é minha primeira competição, prefiro dar o meu melhor”, disse Ana.
Mãe de Ana, a dona de casa Andreia Paiva acompanha de perto a evolução da filha. Ela afirma que o esporte faz a diferença na vida dos atletas do Centro.
“Eu acho maravilhoso ver a força de vontade deles. Eles têm aquela garra de aprender. […] Muita gente não tem condições de pagar uma academia e esse programa ajuda esses jovens”.
Pelo período da manhã, competiram crianças de até 10 anos e todas foram premiadas com medalha de ouro pela participação. Já pela tarde, os atletas mais velhos disputam de forma séria, conforme explica o organizador João Victor.
“A categoria Festival, que tivemos pela manhã, consiste em crianças de até 10 anos onde todas são premiadas com medalha de ouro. A ideia é incentivar a criança a continuar na modalidade, para quando chegar aos 11 poder competir, sabendo ganhar e perder. Pela tarde, iniciamos a competição mais pesada, valendo medalha mesmo. A partir deste primeiro circuito, vamos começar a fazer nosso ranqueamento e tentar levá-los para o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, que vai acontecer em Minas Gerais”, esclareceu João Victor.
Centro de Convivência da Juventude
O Centro de Convivência da Juventude oferta gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica, futebol, zumba, K-pop e artes circenses para a população.
Mais informações sobre as modalidades podem ser obtidas na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, localizada na avenida Ataíde Teive, nº 3510, ou pelo telefone (95) 99112-4247.
Juliana Dama