Em atividade desde 1982, o Laper (Laboratório de Anatomia e Patologia de Roraima) é o único laboratório de patologia e biópsias de Roraima que atende todas as demandas da capital e do interior, sejam da rede pública ou particular. A relevância não é por acaso, e os números traduzem a importância do laboratório.
Somente em agosto deste ano, 850 exames de patologia cérvico-vaginal e 540 exames especializados foram analisados pela unidade, um quantitativo que cresceu expressivamente por conta do retorno das cirurgias eletivas.
“Temos uma média de exames de anatomia patológica de 400 a 600 mensais, atualmente estamos com uma demanda muito grande por conta do aumento no número de cirurgias. Por isso, as unidades que fazem essas cirurgias estão constantemente mandando materiais para fazer os exames anátomo patológicos”, afirmou a bióloga e diretora do Laper, Cleonice Barbosa.
Das peças cirúrgicas estudadas pela equipe do laboratório entre janeiro a julho de 2022, foram dadas como resultado positivo 250 neoplasias malignas no período. Os materiais geralmente ficam na unidade por até 10 anos, mas parte dos resultados aguardando o retorno dos pacientes.
“Um alerta que eu deixo para todos os usuários e pacientes que fazem exames anátomo patológico é que se você faz o exame é preciso vir buscar o resultado, para levar ao seu médico e dar uma continuação ao tratamento”, completou a diretora.
O Laboratório
Composta por um corpo multiprofissional especializado com quatro patologistas, um citopatologista e um patologista bucal, o Laper dispõe ainda de biólogos, bioquímicos, químicos, biomédicos e técnicos em laboratório.
A unidade está localizada na rua Amsterdã, 505, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
“Funcionamos de segunda a sexta, das 6h30 às 18h, e nossa equipe estará toda aqui para receber os exames e entregar os resultados”, disse Barbosa.
Suyanne Sá