Setembro Amarelo: Seed realiza “Dia D” de campanha para capacitar profissionais de escolas roraimenses

Evento ocorre nesta quinta-feira, 15, no auditório do CBMRR, das 8h às 11h. – Fotos: Ascom/Seed

Setembro é o mês dedicado à sensibilização e cuidados sobre a saúde mental e prevenção ao suicídio. Em alusão ao mês simbolizado pela cor amarela, a Dipse (Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza o “dia D” da campanha com o tema “Cuidando de Quem Cuida”.

O evento ocorre nesta quinta-feira, 15, no auditório do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), das 8h às 11h. O público-alvo são gestores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.

O psicólogo André Lamano fará um acolhimento aos participantes. Em seguida, técnicos da Seed farão palestras sobre causas, prevenção e combate ao suicídio e dados estatísticos da secretaria.

Para completar a programação, as escolas estão com amplas atividades com palestras, rodas de conversas com pais, alunos, servidores, concursos de frases e cartazes, filmes educativos, panfletagem e sensibilização da comunidade até o final do mês.

O tema traz a reflexão de casos recentes de suicídio que ocorreram em Roraima, estado em destaque nos casos após a pandemia de Covid-19. Entre 2020 e 2021 centenas de famílias perderam parentes e amigos para a doença em todo o país prejudicando a saúde mental, principalmente dos adolescentes, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) devido aos inúmeros casos de ansiedade e depressão ocorridos após o surto de coronavírus.

DIPSE

A Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar da Seed orienta, acompanha as ações da Campanha Setembro Amarelo e participa de reuniões de planejamento junto ao Ministério Público. Além disso, disponibiliza psicólogos e técnicos da divisão para realização de palestras, rodas de conversas nas escolas sobre a temática.

Vale lembrar que nos últimos três anos, houve a promoção e ampliação da equipe psicossocial da Seed na capital e no interior por meio da contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas da rede estadual.

Os orientadores educacionais são capacitados por esta equipe para atuar diretamente com os alunos em situação de vulnerabilidade emocional por meio de assessoramento que dispõe de um acompanhamento das ações de combate ao bullyng, às drogas, violência familiar e ao suicídio.

No 1º semestre de 2022 mais de 9 mil alunos e suas famílias foram atendidos pelos orientadores educacionais nas escolas devido a problemas familiares, maus tratos, autolesão, tentativas ao suicídio, problemas emocionais, abuso sexual e uso de álcool e outras drogas.

O mês

A campanha do ‘Setembro Amarelo’ começou no Brasil no ano de 2015, promovido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). No dia 10 de setembro é lembrado como o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“O principal objetivo da campanha é a conscientização e prevenção ao suicídio buscando alertar pessoas a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo e a melhor forma de alertar sobre o suicídio é através do diálogo”, diz a chefe da Dipse Maria de Nazaré Sicsú.

O suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento pensamentos suicidas, planos e tentativas, assim como demais transtornos relacionados.

O suicídio continua sendo uma das principais causas de mortes em todo o mundo, ainda segundo a OMS. Na faixa etária de 12 a 29 anos, é a 4ª causa, ficando atrás de acidentes de trânsito, violência interpessoal e doenças como a tuberculose.

No Brasil, o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) indica que nos últimos vinte anos, os casos subiram de 7 mil para 14 mil, sem contar os casos que não foram notificados.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo