A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) realizou, nesta quarta-feira, 14, uma palestra de educação ambiental no Colégio Estadual Militarizado Prof. Jaceguai Reis Cunha, localizado no bairro Asa Branca, em Boa Vista.
O analista ambiental e chefe da CEA (Comissão de Educação Ambiental) da Femarh, Richard Marcelo, ministrou a palestra para 23 alunos que vão apresentar projetos na feira de ciências da escola.
A palestra teve como eixos centrais meio ambiente e sustentabilidade e abordou como subtemas a PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente), a PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental), desmatamento, destino correto do lixo, distribuição da água no planeta, escassez e uso sustentável, além de saneamento básico, conservação do solo e a importância das árvores.
Foi discutida ainda a interferência do homem na natureza e métodos para soluções ambientais de forma a garantir a qualidade de vida das gerações futuras.
O presidente da Femarh, Glicério Fernandes, ressaltou a importância desses projetos e que as escolas realizem feiras de cunho ambiental e que estimulem a participação dos alunos, gerando neles uma consciência mais sustentável.
“Os serviços externos voltados à população, como realizar plantios e participar de eventos educativos que estimulam a educação ambiental, é o que nos impulsiona a continuar trabalhando em busca de práticas sustentáveis no nosso Estado e garantir a existência das futuras gerações”, destacou.
Ao término da palestra foram doadas mudas frutíferas como maracujá, goiaba, açaí, cajueiro e goiabeira, oito mudas de cada e que serão plantadas nas dependências da escola, o que irá contribuir futuramente na alimentação escolar, em forma de frutas e sucos.
Grazy Maia