Corpo de Bombeiros registra 183 ocorrências relacionadas a vendaval nas últimas 36 horas

Foram registradas ocorrências em 18 bairros da capital, entre eles os mais atingidos foram o São Vicente, 13 de Setembro, Pricumã e Liberdade. – Fotos: Neto Figueredo

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) realizou na manhã desta segunda-feira, 19, no QCG (Quartel do Comando Geral), uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre o vendaval de sábado, 17.

Prestaram esclarecimentos à população, através da imprensa, o comandante-geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, o subcomandante-geral, coronel Gewrly Batista Melo, e o gerente de Proteção e Defesa Civil, capitão Rodrigo Alcoforado.

De acordo com os números apresentados pelo comandante-geral, nas 36 horas seguintes ao evento, o Corpo de Bombeiros recebeu 562 chamados na linha de emergência 193 para situações relacionadas ao vendaval.

Desse total, 183 ocorrências foram classificadas como sendo prioridade de atendimento, por se tratar de ocorrências envolvendo em sua maioria, queda de árvores sobre residências, veículos, ou algum patrimônio da população.

Desde as primeiras horas, as equipes do Corpo de Bombeiros foram reforçadas para prestar o devido atendimento à população.

O Posto de Comando do SCI (Sistema de Comando de Incidentes) foi instalado na noite de sábado, 17, na sala do Centro de Operações e Comunicações de Bombeiros, na Secretaria de Segurança Pública (Ciops/Sesp), e passou a gerenciar toda a operação.

Com a organização do cenário, o número de equipes nas ruas passou rapidamente de cinco para 17, totalizando o emprego direto de 68 bombeiros. Os trabalhos seguiram até às 6h da manhã de domingo, 18, quando as equipes retornaram ao quartel para realizar a passagem de serviço às novas equipes.

Foram registradas ocorrências em 18 bairros da capital, entre eles os mais atingidos foram o São Vicente, 13 de Setembro, Pricumã e Liberdade.

Somente entre o sábado à noite e toda madrugada de domingo, o Corpo de Bombeiros realizou o atendimento em 59 residências; domingo durante o dia foram mais 34 ocorrências, e nesta segunda-feira (19) pela manhã, outras 10 ocorrências já foram executadas. A Corporação trabalha com uma demanda reprimida de 81 ocorrências.

O coronel Anderson informou que esses números ainda podem aumentar, em razão de novas ocorrências estarem sendo registradas a todo momento no COCB/Ciops. “Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para atender o maior número possível de solicitações. Pedimos a compreensão da nossa população, pois não descansaremos enquanto não zerarmos o número de ocorrências”, declarou.

Raustman Gondim

 

Veja também

Topo