A TIM ativou nesta segunda-feira, 19, a rede 5G standalone, na frequência de 3,5GHz, em mais sete capitais brasileiras, conforme liberação da Anatel: Boa Vista (RR), São Luís (MA), Teresina (PI), Aracaju (SE), Maceió (AL), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). A cobertura inicial chega a 280 bairros nas sete capitais, que contarão este ano com um número de antenas pelo menos duas vezes maior que o mínimo exigido pelas normas do leilão. Ao todo, 22 capitais já contam o sinal de quinta geração, em todo o país.
No Nordeste, as ativações fizeram com que todas as capitais da região passem a contar com a rede 5G Standalone da TIM. Em São Luís, no Maranhão, foram contemplados inicialmente 25 bairros, o que corresponde a cerca de 53% dos bairros desta capital. Em Teresina, no Piauí, o sinal de 5G estará presente de início em 60 bairros (53% do total de bairros da cidade). Já na capital sergipana Aracaju, serão 16 bairros, (42% do total de bairros da cidade), enquanto em Maceió, ao todo 24 bairros recebem o 5G nesta fase inicial (48% do total de bairros da cidade).
No Centro-Oeste, Cuiabá tem 88 bairros beneficiados pelo 5G da TIM (75% do total de bairros da cidade) e Campo Grande ativou o sinal em 47 bairros (64% do total de bairros da cidade). Já na Região Norte, a capital roraimense Boa Vista iniciou com 20 bairros (37% dos bairros da cidade). Em todas as capitais haverá a ampliação gradativa das localidades cobertas, de acordo com a evolução da demanda.
“Estamos felizes por liderar essa revolução chamada 5G já em 22 capitais, ampliando nossa cobertura e indo muito além da obrigação estipulada pela Anatel em todas as cidades. Em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, por exemplo, já iniciamos o serviço de 5G com cobertura em 100% dos bairros. Outro marco do potencial do 5G foi Rock in Rio Brasil 2022, patrocinado oficialmente pela TIM. Registramos mais de 20% do total de tráfego de dados no 5G, o dobro do esperado por nós. Lá os clientes da operadora utilizaram 133 terabytes de dados, o que representa mais de 400 mil horas de vídeo no YouTube. Sempre acreditamos na revolução do 5G e queremos ser líderes, oferecendo sempre a melhor cobertura e serviços para nossos clientes”, anuncia Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil.
Novas possibilidades e experiências para os consumidores
Para navegar na rede 5G da TIM, não será necessário trocar de chip. Basta ter um smartphone compatível com a nova tecnologia. Os clientes pós-pagos contam com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, já disponível para ativação nos canais de atendimento da operadora. Quem aderir à oferta em até três meses terá gratuidade no uso do pacote por um ano. Esse booster 5G oferece também navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports, e evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V – e outras soluções.
Veja a lista de bairros atendidos em Boa Vista
Aparecida
Buritis
Caçari
Calunga
Canarinho
Centenário
Centro
Cinturão Verde
Dos Estados
Jardim Floresta
Jardim Tropical
Liberdade
Mecejana
Paraviana
Pricumã
São Francisco
São Pedro
São Vicente
Treze De Setembro
Trinta E Um De Março
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora líder em cobertura móvel e presença 4G. Pioneira em testes do 5G, está pronta também para ser protagonista da tecnologia que revolucionará diversos setores da sociedade, em linha com a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.