O Governo de Roraima começou a atender os produtores rurais no novo Centro Estadual Integrado de Atendimento ao Produtor Rural de Alto Alegre. O prédio está funcionando desde terça-feira, 20, na Rua Antonio Eduardo de Santana, 0SN, na sede do município.
Para a nova rotina de trabalho, serão ofertados regularização fundiária, ambiental, extensão rural, crédito agrícola e demais atividades do setor produtivo, fortalecendo o eixo de desenvolvimento agroambiental.
No espaço, o leque de atendimentos ao produtor rural aumentará, uma vez que serão realizadas ações conjuntas da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Seadi (Secretaria Estadual Agricultura Desenvolvimento e Inovação), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Desenvolve Roraima e Sei (Secretaria Estadual do Índio).
O local faz parte do planejamento de estruturação de todas as 30 CPRs (Casas do Produtor Rural) em todo o Estado, que vão atender a população com novo nome e estrutura.
“É um espaço feito para dar um melhor atendimento a todos os agricultores familiares do nosso estado. Tem por função agora uma nova proposta de trabalho do governo de Roraima para atendimentos a vários outros setores no nosso estado. A obra é atualizada, moderna e quem vem com outro intuito, que é facilitar a vida do agricultor familiar do Estado”, destacou o presidente do Iater, Marlon Buss.
As entregas dos 30 Centros Estaduais Integrado de Atendimento ao Produtor Rural estão sendo executadas pelo Governo de Roraima, sob responsabilidade da Femarh. O valor total do investimento de revitalização nos locais é de R$ 4 milhões oriundos de recursos próprios
“As Casas do Produtor Rural vão abrigar todos esses serviços e estes espaços têm o intuito de receber todas as instituições do eixo de produção de Roraima. Mas esse serviço também vai funcionar de modo itinerante para qualquer outra secretaria que precise utilizar os pontos para alguma ação”, detalhou o presidente da Femarh, Glicério Fernandes.
Outros centros
Além de Alto Alegre, os produtores rurais de Iracema e Caracaraí também começarão a ser atendidos em dois centros a partir de quinta-feira, 22. Em Iracema, o local funciona na rua Quintino Serqueira, n° 2295, no Centro. Já em Caracaraí, o espaço é localizado na rua T-7 Nº 352, bairro Santa Luzia.
No dia 27, serão entregues à população duas unidades em Pacaraima e na Vila do Trairão, no município de Amajari.
Ayan Ariel