ALERR inicia com jogo de basquete programação alusiva ao Dia da Pessoa com Deficiência

Atividades seguem até esta sexta-feira, com mesas de debate e live. – Fotos: Eduardo Andrade

O Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu nesta quarta-feira, 21, um jogo de basquete com atletas cadeirantes na Escola Estadual Ana Libória, no bairro Mecejana.

A partida iniciou a programação alusiva à campanha Setembro Verde, dedicada ao debate sobre acessibilidade, inclusão e visibilidade de pessoas com deficiência, e contou com a parceria da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

O mês foi escolhido por reunir datas como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado nesta quarta, o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23) e o Dia Nacional dos Surdos (26). De acordo com a diretora do PDDHC, Socorro Santos, o objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre o esporte paraolímpico.

“Esse é um momento importante, até porque hoje é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A programação inicia com essa sensibilização com os alunos e equipe da escola para levar o esporte. Pretendemos fazer com que esse trabalho alcance os estudantes para que possam pensar em fazer uma especialização no esporte paraolímpico”, afirmou a diretora.

Segundo Vinícius Cardoso, coordenador do projeto “Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência”, da UERR, cerca de 20 atletas participam do basquete em cadeira de rodas, que foi implantado há três meses na instituição.

“A UERR adquiriu as cadeiras de roda esportivas, que são específicas para a prática, e, a partir disso, implementamos o basquete. […] Hoje a Assembleia Legislativa convidou a UERR para trazer esse projeto para a escola. O objetivo é fazer com que os adolescentes percebam as limitações e possibilidades dos alunos com deficiência em uma prática esportiva”, disse Vinícius.

Para o atleta do projeto Reginaldo Oliveira, de 47 anos, a ausência de movimento nas pernas não impede a prática esportiva. Ele nasceu com paralisia cerebral e antes de jogar basquete se dedicava ao tênis de mesa.

“Tem muitos que podem pensar que por causa da deficiência não podem fazer nada, mas pratique um esporte que você consegue. Ainda tem a amizade que fazemos aqui, é cada um com seu limite e respeitando o colega. [Precisamos] integrar pessoas com deficiência ao esporte e mostrar para a sociedade que a gente existe”, enfatizou Reginaldo.

Ryan Vinícios, de 17 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio, foi um dos que acompanhou atento e vibrou com a partida de basquete. Para ele, a iniciativa é importante.

“Trazer essa inclusão no esporte é uma iniciativa muito importante. Apesar de não sabermos o que todos passaram, se estão jogando hoje aqui, é porque gostam. Se for por mim, podem trazer [os esportes paraolímpicos] todo dia, porque é maravilhoso ver isso”, destacou Ryan.

Programação Setembro Verde

A programação alusiva ao Setembro Verde segue até o dia 23, com diferentes atividades. Na quinta-feira (22), das 8h às 12h, o Plenário Valério Caldas Magalhães da ALE-RR sedia o encontro “Da Invisibilidade à Cidadania: os caminhos da pessoa com deficiência”.

Reunindo especialistas, pessoas com deficiência e público em geral, o encontro é dividido em três eixos: mesa I: A Política da Pessoa com Deficiência x Conquistas e Retrocesso; mesa II: O Esporte como Alavanca da Saúde Mental da Pessoa com Deficiência; mesa III: O Papel das Organizações na Luta de Reconhecimento da Cidadania das Pessoas com Deficiência.

Já na sexta-feira, 23, a partir das 18h30, a TV Assembleia (canal 57.3) e as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) transmitem a live “A Importância da Saúde na Inclusão da Pessoa com Deficiência”, com mediação de Jean Martins, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE), e participação de Maria do Socorro Medeiros, terapeuta ocupacional do Centro de Apoio à Família da ALE-RR, e de Maria Cleomar dos Santos, chefe de Arrecadação do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RR).

Juliana Dama

 

 

Veja também

Topo