Centro de reabilitação física e intelectual de Roraima realiza 3 mil atendimentos mensais

CER II tem o objetivo de reabilitar as pessoas, tanto as que sofrem acidentes quanto aquelas que nascem ou desenvolvem algum tipo de problema neurológico. – Fotos: Ascom/Sesau

Nesta quarta-feira, 21, é comemorado o Dia de Luta pela Pessoa com Deficiência, uma data que ressalta a importância de promover ações de inclusão por parte das esferas pública e privada no Brasil.

Em Roraima, o CER II (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual) se destaca na oferta de serviços de reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência, reforçando o compromisso do Governo de Roraima em dar autonomia para os pacientes.

Localizada no bairro Santa Tereza, o centro realiza uma média de 3 mil atendimentos por mês. A unidade é subordinada ao Departamento de Políticas de Reabilitação da Sesau (Secretaria de Saúde), que tem colocado em prática uma série de ações com foco na oferta de serviços de saúde para a população.

“O CER II tem o objetivo de reabilitar as pessoas, tanto as que sofrem acidentes quanto aquelas que nascem ou desenvolvem algum tipo de problema neurológico. Com esse serviço, nós estamos reforçando que somos o apoio para o desenvolvimento das atividades deles”, destacou a diretora da unidade, Irgélia Ramos.

Entre os pacientes assistidos está Raimundo da Silva, de 59 anos. Ele tem recorrido ao serviço de terapia da unidade para recuperar os movimentos que foram comprometidos por um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“Às vezes, não nos sentimos parte da sociedade, e ter um dia específico para lembrar de nós é gratificante. O tratamento que eu tenho aqui no CER II é muito bom, o atendimento é humanizado”, completou.

O serviço

As atividades do CER II funcionam no prédio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência em Boa Vista. A unidade atende todos os casos neurológicos do estado, como síndrome de Down, espectro autista, microcefalia, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e traumatismo craniano.

A equipe é composta por assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, fisiatra, pediatra, psicólogos e profissionais de enfermagem. Um trabalho essencial para reabilitar o paciente para a rotina de sua vida.

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência em Boa Vista está localizado na Avenida São Sebastião, 1195, bairro Santa Tereza. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 19h.

Meios auxiliares

Outro serviço oferecido pelo Governo é o repasse de meios auxiliares de locomoção, que ocorre através do PAPD (Programa de Atenção e Prevenção a Deficiência).

De janeiro a julho deste ano, foram realizadas a entrega de 2.108 meios auxiliares de locomoção. O repasse é feito após o paciente realizar um cadastro junto ao NERF (Núcleo Estadual de Reabilitação Física 08 de Outubro), unidade que funciona na avenida Ataíde Teive, bairro Nova Canaã.

Os documentos exigidos são os seguintes:

– Cópia da carteira de identidade ou registro de nascimento;

– Cópia do CPF;

– Cópia de comprovante de residência;

– Cópia do Cartão do SUS;

– Solicitação original do material médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional com o diagnóstico médico ou CID (Classificação Internacional de Doença).

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo