Estádio Canarinho recebe seletiva de Badminton neste final de semana

Participam do evento 38 inscritos, sendo 20 atletas no naipe feminino e 18 atletas no masculino. – Foto: COB

Buscando fomentar cada vez mais o esporte em todas as suas vertentes, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizará a I Seletiva de Badminton, voltada para estudantes entre 12 a 14 anos, a partir desta sexta-feira, 23, até domingo, 25, no Estádio Canarinho.

Durante a manhã o campeonato inicia às 8h e no período da tarde, a partir das 15h. Participam do evento 38 inscritos, sendo 20 atletas no naipe feminino e 18 atletas no masculino.

O evento é organizado pelo IDR (Instituto do Desporto de Roraima) em parceria com a Federr (Federação de Desporto Escolar de Roraima), FRBd (Federação Roraimense de Badminton) e Uerr (Universidade Estadual de Roraima).

“Nós estamos lançando a primeira semente da modalidade com parceria da recém-criada Federação Roraimense de Badminton, cujo presidente é Raimundo Morais. Os atletas inscritos são de nove escolas, e quatro são do interior do Estado”, disse a gerente-técnica do evento, Adriana de Souza.

As inscrições para a seletiva ocorreram entre 12 e 20 de setembro no Estádio Canarinho. Nesta quarta-feira, 21, ocorreu o congresso técnico com toda a equipe organizadora.

Os estudantes que vencerem a seletiva garantem vaga para representar Roraima nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrerá de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro, e é organizado pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar).

Parabadminton

Em parceria com a Uerr, durante a seletiva, haverá ainda um momento especial do paradesporto, com a apresentação e vivência do parabadminton voltado a estudantes de 13 a 17 anos. A ação é promovida pelo Centro Paralímpico da Uerr.

A modalidade

Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. É parecido com o tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, porém, ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca.

A modalidade exige grande treinamento físico, além de agilidade, coordenação e reflexo dos jogadores. O Badminton é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. No início da década de 90, ele foi incluído nas modalidades olímpicas, sendo disputado pela primeira vez nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

E neste ano de 2022, a modalidade começa a ser implementada em Roraima, com a fundação da Federação Roraimense de Badminton e a realização da primeira seletiva no Estado.

Mágida Azulay Kathab e Layse Menezes

 

Veja também

Topo