Caracaraí: Festa de Nossa Senhora do Livramento será no próximo sábado

Igreja de Nossa Senhora do Livramento comemora 104 anos do milagre com 10 dias de programação festiva. – Fotos: Diocese de Roraima

No próximo sábado, 24, será a celebração de Nossa Senhora do Livramento, em Caracaraí (RR). A padroeira é uma das principais devoções da população roraimense, que anualmente reúne centenas de fiéis na procissão.

Na edição deste ano, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento comemora 104 anos do milagre com 10 dias de programação festiva em torno da temática: “Caminhando com Maria na comunhão, participação e missão” – que é inspirado no Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco. A festa iniciou no dia 15 com a novena e segue até 24 de setembro. O pároco da Paróquia São José Operário, que integra a igreja de Nossa Senhora do Livramento, padre Luigi, explica a programação.

“Estamos desde o dia 15 caminhando nesse sentido e finalizando no dia 24. Esperamos todos para participar da procissão e em seguida da celebração da missa, presidida pelo nosso administrador Diocesano, padre Lúcio Nicoletto. Em seguida, também, teremos a participação da banda da Polícia Militar que vai nos prestigiar com a sua presença, além de muitas outras atrações”, disse o padre.

Antecedendo a data da padroeira, no dia 23, a igreja realizará o show de prêmios com cartelas no valor de R$ 10,00. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Paróquia São José Operário.

História

Há 104 anos, Nossa Senhora do Livramento é contemplada pelo povo católico em Roraima. Conforme a história, o vaqueiro Bernardino José dos Santos rotineiramente recebia gados trazidos de Manaus no Porto de Caracaraí. Em uma dessas ocasiões foi atingido por um touro na região do abdômen, ficando gravemente ferido. Os populares contam que a ferida foi tão grande a ponto de os órgãos do homem ficarem expostos.

No translado a Manaus, o fazendeiro fez a promessa, pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Livramento, de que construiria uma igreja em honra a santa no porto do município roraimense, caso conseguisse se recuperar do ferimento. Alcançando a sua graça, até hoje o festejo religioso é um dos maiores e mais tradicionais da Diocese de Roraima.

Por ser a única igreja de origem milagrosa em todo o estado, há apenas alguns anos, a Capela de Nossa Senhora do Livramento foi elevada a Santuário, se tornando também o primeiro Santuário da Diocese.

“A fé em Nossa Senhora do Livramento vai sempre crescendo mais nos seus devotos, querendo manifestar um afeto para com Nossa Senhora e também em todas as graças que ela lhe proporciona”, explicou padre Luigi.

Todos os anos, em setembro, a cidade recebe centenas de fiéis para celebrar a festa. Agora, com o retorno das comemorações abertas, a expectativa é de que mais pessoas participem dessa celebração.

Em Boa Vista

Para os devotos da capital que não puderem ir à Caracaraí, a comunidade de Nossa Senhora do Livramento, da área São João Batista, também irá celebrar a padroeira. Haverá a Santa Missa no dia 24, às 19h, seguido do tradicional arraial. A igreja está localizada na rua Antônio Costa Uchôa, 586, bairro Jardim Floresta.

Adriele Lima

 

Veja também

Topo