Governo de Roraima retoma cirurgias plásticas pós-bariátricas no HGR

As cirurgias são realizadas por meio de videolaparoscopia, método moderno e com eficácia cientificamente comprovada. – Fotos: Ascom/Sesau

Suspensas há seis anos, as cirurgias plásticas pós-bariátricas voltam a ser realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). A retomada foi possível graças aos investimentos em infraestrutura e em equipamentos, realizados pelo Governo do Estado.

O procedimento que marcou o retorno da especialidade ocorreu na tarde desta sexta-feira, 23, sendo uma realização da Sesau (Secretaria de Saúde), que tem melhorado o fluxo de atendimento das unidades da rede pública estadual.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou o retorno da especialidade, como um ganho para os pacientes que aguardavam por tanto tempo pelo procedimento.

“Esta é mais uma demonstração do cuidado da gestão com a população. Passando o nosso marco de mais de 22 mil cirurgias em 2022, os procedimentos pós-bariátricos complementam o esforço que o Governo de Roraima faz para que operemos todos os pacientes que necessitam”, afirmou.

A diretora do HGR, Patrícia Renovato, falou sobre o procedimento e os benefícios para as vidas dos pacientes.

“Com o retorno das bariátricas, esses pacientes irão perder peso ao longo do tempo, e com isso necessitarão de uma cirurgia reparadora para a redução de pele que fica em excesso. Esse procedimento não era realizado há mais de seis anos, e é um benefício para quem busca uma qualidade de vida e uma saúde melhor”, disse.

O procedimento

De acordo com o cirurgião geral do HGR, Elias Carvalho, foi realizada uma abdominoplastia, método que remove o excesso de pele da região do abdômen e realoca os músculos abdominais, melhorando o contorno corporal.

“O intuito é trazer para o paciente autoestima, que é muito importante para cada pessoa. E hoje estamos proporcionando a volta das reparadoras e prover melhores condições, tanto física como emocionalmente”, frisou.

A primeira pessoa a ser atendida neste tipo de procedimento foi a professora Grace Martins, de 54 anos. Ele relatou como foi a espera.

“A partir de hoje é só alegria. Eu sei que a partir da minha cirurgia os outros também começam a sentir aquela alegria e esperança de volta. Não é uma plástica, é uma cura, faz parte do processo, e ficamos estacionados no meio do processo. Agora existe a esperança concreta da realização da outra parte que estava faltando”, declarou.

Bariátricas

Também suspensas desde 2017, as cirurgias bariátricas voltaram a ser realizadas no HGR por investimentos em infraestrutura do Governo do Estado. O procedimento que marcou o retorno da especialidade ocorreu no dia 12 de setembro.

O HGR é o único hospital do Estado especializado para realizar o atendimento bariátrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é de que sejam atendidos os pacientes com obesidade grau 3 vindos do ambulatório do Coronel Mota.

As cirurgias são realizadas por meio de videolaparoscopia, método moderno e com eficácia cientificamente comprovada.

Joselinda Lotas

 

 

Veja também

Topo