Duas equipes do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado, a Escola do Sesi-RR, irão representar o estado de Roraima na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica- OBR. A competição ocorrerá em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, no período de 17 a 22 de outubro.
Para chegar a etapa nacional, as equipes Engenheiras em Ação Girls e Engenheiros em Ação conquistaram o 1º lugar em duas categorias na etapa estadual realizada na sede do CET/Sesi no dia 27 de agosto. Ao todo participaram 10 equipes com representantes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e Prefeitura Municipal de Boa Vista.
A equipes Engenheiras em Ação Girls levou o primeiro lugar na categoria nível 1 voltada para estudantes do 1º a 8º ano do Ensino Fundamental. Nesta categoria, inclusive, o pódio foi completado por outras duas equipes do Sesi, a Estrela do Norte Kids e Macunaima, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
No nível 2 voltada para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de todos os anos do Ensino Médio ou Técnico, a Engenheiros em Ação terminou com a primeira colocação.
O professor de educação tecnológica e técnico das equipes, Dennis Padilha, explica como ocorre as competições da OBR. “As disputas simulam um desastre natural onde o robô tem que fazer o resgate de vítimas representadas por bolas de isopor. Nessa arena tem obstáculos, tem rampas e uma área de resgate. O robô tem que fazer tudo autonomamente, sendo que as diferenças entre o nível 1 e 2 é o nível da precisão exigido do robô quando ele vai deixar as vítimas dentro da área de resgate”, afirma Dennis.
O professor ainda comenta sobre as expectativas das equipes para participar da competição. “Estamos trabalhando e melhorando nossos projetos e robôs. Nosso objetivo é ficar entre os 10 melhores da disputa. Lá estarão as 50 melhores equipes de todo o Brasil nos dois níveis e vamos disputar também outras premiações”, destaca o professor.
O que é a Olimpíada Nacional de Robótica?
A OBR é uma olímpiada científica com foco na robótica e busca incentivar os jovens a busca pela carreira cientifico-tecnológica. A competição possui duas modalidades: a Prática e a Teórica com atividades por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
A modalidade prática acontece através de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), além de congressos e simpósios na área de tecnologia.