Passeio ciclístico que promove cuidados com a saúde mental reuniu mais de 300 pessoas

O percurso do grupo percorreu a Praça das Águas, em frente ao Portal do Milênio e passou pelo Parque Anauá. – Fotos: Fernando Oliveira

O Governo de Roraima, por meio do Departamento de Políticas de Saúde Mental da Sesau (Secretaria de Saúde), promoveu no domingo, 25, um passeio ciclístico em alusão ao mês de sensibilização e cuidados sobre a saúde mental e prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo.

O evento contou com a participação de mais de 300 ciclistas, que se concentraram na Praça Fábio Paracat. O percurso do grupo percorreu a Praça das Águas, em frente ao Portal do Milênio e passou pelo Parque Anauá.

O passeio foi realizado graças à parceria do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial Edna Macellaro Marques de Souza), CAPS-AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III), Núcleo de Educação Permanente do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).

“O evento foi lindo, muitas famílias participaram, crianças e tudo com muita organização e segurança. Ações como essas, além de promoverem a saúde mental, também são incentivo à população para que adotem hábitos saudáveis e pratique exercícios físicos”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

O diretor geral do CAPS III, Maurício Caldart, destacou que o passeio ciclístico foi um sucesso graças a união de todos em prol de uma saúde melhor.

“O passeio foi tranquilo e o sol ajudou no nosso percurso. Quero agradecer à presença de todos que nos ajudaram para a realização desse momento de lazer e consciência coletiva. Essa socialização serve também para quebrar aquele ciclo vicioso do celular, da televisão, falta de convívio familiar, e é uma oportunidade de resgatar aquela pessoa que apresenta os primeiros sinais de depressão”, declarou.

Quem participou do evento foi a servidora Cecília Magalhães, de 33 anos. Ela destacou que eventos como esses consegue integrar pessoas de todas as idades.

“O passeio foi muito bacana, e o melhor é que consegue incluir crianças, jovens e adultos em um só lugar. Todos em busca de uma saúde mental melhor”, afirmou.

Joselinda Lotas

 

Veja também

Topo