Para dar visibilidade a uma atividade econômica e social tão importante para o Brasil, comemora-se o Dia do Turismo em 27 de setembro. A partir de vários investimentos na área turística, o Governo de Roraima celebra o crescimento contínuo de um setor igualmente necessário para o Estado.
Uma das principais ações de Governo, por exemplo, foi a revitalização do asfalto da RR-203, que liga a BR-174 sentido Norte à Serra do Tepequém, um dos destinos turísticos mais importantes do Estado. Ao longo dos 105 km da estrada, foram realizados serviços de retirada do asfalto velho, pavimentação e conservação.
O investimento foi de R$ 10.995.711,00 oriundos de recursos da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), tornando ainda mais rápida e confortável o deslocamento até a região do município de Amajari.
O Governo de Roraima também desenvolveu a qualificação de condutores locais de turismo em comunidades indígenas, comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco e outras regiões turísticas do Estado, como a Serra do Tepequém e a Serra Grande, no município do Cantá.
“Outra grande inovação foi a realização do programa de turismo em terras indígenas, que viabilizou a elaboração de diversos planos de visitação. São mais de 12 comunidades que já estão preparadas para atender aos fluxos de visitantes e de turistas que visitam o estado de Roraima”, relembrou o diretor do Detur (Departamento de Turismo), Bruno Muniz de Brito. O órgão é vinculado à Secult (Secretaria de Cultura e Turismo).
Além dessas 12 comunidades já preparadas para a atividade turística, outras 20 comunidades vêm se preparando para elaborar e apresentar planejamentos na Funai (Fundação Nacional do Índio), atendendo à instrução normativa do órgão e protagonizando o desenvolvimento local sustentável e de base comunitária.
“Protagonizar o desenvolvimento local sustentável e de base comunitária significa que as próprias comunidades elaboram o seu modelo de turismo e executam esse modelo a partir do trabalho que vão desempenhar junto ao trade turístico, junto às agências e oferecendo esse grande produto para todo o país e até fora dele”, detalhou Bruno.
Divulgação
Para firmar Roraima como um grande destino turístico brasileiro, o Governo participou de grandes eventos e fóruns para divulgar os pontos turísticos que aqui existem. Materiais de divulgação, como a revista “Roraima: Um Destino, Mil Roteiros”, foram distribuídos nessas feiras, o que permitiu maior visibilidade para o Estado.
Entre outras ações realizadas pelo Executivo, estão a formação de parcerias importantes com instituições e organizações civis, bem como a execução do plano de retomada do turismo em momento pós-covid.
Ações de Governo colocaram Roraima como destino tendência em periódico do MTur
Todo o trabalho realizado pelo Governo trouxe grandes resultados: pela primeira vez, Roraima foi citado como destino-tendência de 2022 no periódico especial Tendências do Turismo, da RIMT (Rede de Inteligência de Mercado do Turismo), que compõe o MTur (Ministério do Turismo).
A criação das RAI (Rotas Amazônicas Integradas), iniciativa criada pelo Estado e composta por outros Estados da região Norte, o número de empresas turísticas em Roraima, que cresceu de 180 para 225 empresas, a elaboração do Plano Estadual Turismo 2030 e a ascensão do turismo para status de secretária, ao ser incorporada à Secult são outras grandes vitórias promovidas pelo Governo de Roraima que beneficiam a área.
Turismólogo é profissão essencial para crescimento do setor local
No dia 27 de setembro também é celebrado também o Dia do Turismólogo, profissional da área que planeja e executa projetos que fomentam a atividade.
Funcionária do Detur, a analista em turismo Rosa Maria da Silva atua no órgão desde 2006, e já trabalhou em várias funções relacionadas à área. Antes mesmo de começar a atuar efetivamente, ela já tinha contato com o setor turístico. O interesse pela atividade começou quando trabalhava em uma agência de viagens, o que a levou a graduar-se no bacharelado no curso de turismo em uma universidade fora de Roraima.
“O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda, todas as atividades turísticas são importantes para as cidades e população, principalmente se os serviços prestados forem de excelência”, frisou.
Forte potencial
A servidora do departamento, que atualmente faz parte da estrutura da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), acredita no potencial de Roraima para a área, uma vez que o Estado faz parte da tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana e tem vários atrativos locais, como o Monte Roraima.
Para Rosa, a tríplice fronteira, o etnoturismo em comunidades indígenas, a exuberante natureza, cachoeiras, trilhas, rios, lagos, serras, monte, a observação de aves, a pesca esportiva, as vivências gastronômicas, as savanas amazônicas, turismo, lazer e parques aquáticos são grandes motivos para atrair e ganhar o coração dos turistas, principalmente se contar com o trabalho do poder público.
“O papel do Poder Público na atividade do turismo vem a ser o de criar condições para que ela cresça, prospere acompanhando sua evolução, detectando suas necessidades e propiciando meios para que ela se realize dentro de um constante aprimoramento. As parcerias públicas e privadas são fundamentais para o avanço do Turismo”, explicou.
Ayan Ariel