Os avanços e melhorias nas estruturas da saúde não param. O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), inaugurou na tarde desta sexta-feira, 30, a nova sede da CERMU (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência). A unidade está localizada na rua Madri, 180, bairro Aeroporto.
A Central foi implantada no estado em 2012, onde funcionou até julho de 2022 em espaços alugados ou cedidos, sendo sua última estadia na CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), onde não havia espaço suficiente para acomodação dos servidores.
A CERMU é responsável por regular o atendimento pré-hospitalar de urgência e, conforme organização local, o acesso aos leitos hospitalares de urgência além de intermediar todos os atendimentos clínicos e traumáticos e transferências inter-hospitalares de pacientes graves sendo estes, primários ou secundários.
“Agora, além de ter sede própria atendendo a todas as diretrizes do Ministério da Saúde, também contamos com um parque totalmente informatizado e os chamados serão atendidos com mais eficiência, com controle estatístico. É mais uma entrega da gestão do Governo do Estado para a população”, destacou a secretária, Cecília Lorenzon.
“Esse é um serviço importantíssimo para sociedade, diante da estrutura que nos foi oferecida. Hoje temos um prédio conforme as adequações conforme preconiza o Ministério da Saúde. Temos um parque tecnológico que recebe as ligações através do sistema web, capta essas informações e elas são gravadas, registradas pelo servidor. Com isso, nós potencializamos o atendimento da população e minimizamos as perdas”, frisou o gerente da central, Raimundo Sother.
Composição
A CERMU é o elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência, organizando a relação entre vários serviços e qualificando o fluxo dos pacientes no sistema e gerando uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos, avaliados e hierarquizados.
Atualmente a CERMU conta com 16 médicos reguladores, seis rádio operadores, 18 técnicos auxiliares de regulação médica (TARM), um gerente, e dois assistentes administrativos.
Com a mudança das instalações para a unidade foi contemplada com 1 sala de Regulação, 1sala de gerência, 1 sala para estatística, 2 salas para equipamentos, 1 conforto masculino, 1 conforto feminino, 1 copa mais 2 banheiros sociais e com equipamentos novos e modernos, tais como computadores, mobiliário e eletrodoméstico e sem contar que agora os servidores tem estacionamento privativo para guarda de seus veículos.
Atendimentos
De janeiro até esta sexta-feira, 30, a CERMU atendeu 10.052 ocorrências, sendo uma média mensal de 12.228.
Joselinda Lotas