O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de saúde), tem realizado uma série de investimentos em obras em todas as unidades de saúde do Estado. Nesta sexta-feira, 30, foi entregue a Casa da Gestante Kelly Cristiny Braga Wanderley Gama.
Anexa ao HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), a Casa vai atender a três demandas das mães que estão de alta hospitalar e aguardando a saída dos filhos internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), das parturientes indígenas e de mulheres que ainda não estão seguras quanto aos cuidados com o bebê.
“A Casa da Gestante é um lugar muito especial e, agora, está ainda mais. De coração, desejo que este seja um lugar de amor, de segurança e de carinho, que todas as mulheres que passarem por lá sintam-se cuidadas e protegidas por nós e que, assim, a gente possa colaborar para que elas voltem para casa com saúde e com o coração em paz, sabendo que existe um Governo que cuida e olha por elas”, ressaltou a primeira-dama, Simone Denarium.
A unidade é um componente da Rede Cegonha, instrumento do Ministério da Saúde, que serve como casa de apoio à gestante, bebê e puérpera.
“A entrega da Casa da Gestante é uma concessão inicial do todo o complexo da maternidade, uma releitura do que tinha sido oferecido em anos anteriores. Agora devidamente adequada às necessidades de todas as mães, e em especial das mães indígenas que estão sendo devidamente assistidas com a cultura delas, com inclusão e humanização, marcas do Governo de Roraima”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
A estrutura contempla a destinação de cinco quartos, para atender aproximadamente 20 pacientes, principalmente as mulheres que vêm do interior do Estado e que ficam muito tempo internadas na unidade. Há ainda um dormitório específico para indígenas com redes, um adicional importante considerando a cultura de muitas etnias de Roraima.
Estrutura
Foram totalmente revitalizados a cobertura, rede elétrica de baixa e média tensão, instalações hidrossanitárias, instalações de combate a incêndio e pânico, esquadrias (portas e janelas), sanitários, área de serviços e lavanderia, sistema de climatização e acessibilidade.
A área total da revitalização é de 440m², contempla uma lavanderia, área de serviço, uma copa, cozinha, uma recepção, um banheiro de acesso público, uma sala de atividades coletivas e cinco dormitórios com banheiro integrado.
Joselinda Lotas