O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), inaugurou na tarde desta sexta-feira, 30, a nova sede do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). O novo espaço fica localizado na rua Rocha Leal, no bairro São Francisco, em Boa Vista.
Ocupando espaço em um do prédio da administração pública do Estado, o local foi totalmente revitalizado e adequado, possuindo área total de 586 m². A edificação conta com salas modernas e climatizadas.
“Essa entrega é muito significativa e faz parte dos nossos cuidados não só com os servidores públicos estaduais, mas com todos os trabalhadores que contribuem com o Estado. O novo prédio é moderno, com equipamentos de ponta, garantindo ainda mais conforto, segurança e humanização nos atendimentos”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
A secretária destacou ainda que as novas instalações foram idealizadas para dar maior conforto para quem trabalha e quem será atendido na unidade.
“O Cerest é um super cuidado que sempre se deveria ter. Agora é um espaço adequado para eles poderem desenvolver suas atividades. E necessariamente proporcionar melhorias para outros trabalhadores do nosso Estado”, explicou.
Histórico e importância
Em funcionamento desde 2007, o Cerest tem como principal objetivo promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção e vigilância.
“A unidade conta com equipe multidisciplinar (médico, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social) todos para dar suporte a saúde do trabalhador, seja da rede pública ou privada”, destacou a coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira.
Segundo a gerente do Cerest, Maria Cecília Ribeiro, os serviços oferecidos são especializados de retaguarda para os serviços do SUS (Serviço Único de Saúde).
“Nos damos todo o suporte especializado de fato para rede. Se a rede tiver alguma dificuldade para identificar se aquele acidente foi relacionado ao trabalho, se o adoecimento foi relacionado, aqui a gente faz aquele suporte especializado”, informou Ribeiro.
Estrutura
As instalações foram contempladas com 17 salas. Sendo gestão, núcleo administrativo, núcleo/setor de Epidemiologia, Comunicação e Informação (ECI), núcleo/setor Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), núcleo/setor Educação Permanente, Capacitações e Integração (EPCI), auditório, sala de reunião, consultório médico, psicologia, serviço social, fisioterapia, copa, multidisciplinar, banheiro masculino, banheiro feminino, depósito, biblioteca, depósito de material de limpeza, dois apoios logísticos, portaria, recepção e oito banheiros.
O Cerest conta ainda com equipamentos novos e modernos, tais como computadores, mobiliário e eletrodoméstico e agora os servidores têm estacionamento privativo para guardar veículos.
Joselinda Lotas