O novo método de pagamento do auxílio-alimentação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) via PIX garantiu que a maioria das pessoas que atuaram como colaboradores no primeiro turno das Eleições 2022 em Boa Vista pudessem receber a ajuda de custo devidamente para a realização do trabalho.
Com isso, ao todo 4.425 pessoas que atuaram em diversas funções de colaboração para a realização do pleito receberam o auxílio de R$ 45 sem atraso, o que totalizou o repasse de R$ 299.385,00 em recursos neste último domingo, dia 2 de outubro. Aquelas que ficaram de fora, tiveram ocorrências verificadas como pagamento rejeitado (5) ou devolvido (271).
O assessor de planejamento do TRE-RR, Armando Nahmias, avaliou essa modificação na forma de pagamento, que antes era realizada via carteira digital, como uma medida comprovadamente positiva, visto que em outras eleições, foram detectadas mais ocorrências de erro para efetuar devidamente os pagamentos.
“Buscamos essa nova alternativa de pagamento para facilitar aos voluntários e voluntárias o recebimento do auxílio, já que para isso bastava ter cadastrada a chave PIX com o CPF em qualquer instituição financeira, sem a necessidade de abrir uma carteira digital ou fazer qualquer outro tipo de procedimento. E comprovadamente foi uma medida que deu certo já que apenas cerca de 8% das pessoas que se voluntariaram ficaram sem receber devido alguma inconsistência relacionada à chave”, explicou, destacando que a iniciativa ocorreu visando a segurança e celeridade desse pagamento.
Quanto às 276 pessoas que não chegaram a receber o auxílio, Nahmias informa que essas devem entrar em contato com a zona eleitoral em que estão inscritas e as pessoas responsáveis nesses locais deverão atuar para solucionar o problema. Ao todo, atuaram em Boa Vista nas eleições gerais de 2022, 4.888 pessoas em colaboração, dentre mesários e mesárias (3.736), apoio logístico voluntário (60) e forças de segurança (1.092).