Divulgação e parcerias do Governo inseriram Roraima no roteiro turístico nacional

Entre esses olhares, estão o de influenciadores digitais, que chegam para mostrar o que temos de melhor. – Fotos: Divulgação/Crônicas na Bagagem

O trabalho de divulgação do Estado realizado pelo Governo de Roraima, por meio de parcerias e mostras em feiras e eventos voltados ao turismo, tem atraído os olhares de turistas de todo o Brasil. Entre esses olhares, estão o de influenciadores digitais, que chegam para mostrar o que temos de melhor.

Entre esses influenciadores digitais, estão o casal de jornalistas Carina Furlanetto e João Paulo Mileski, responsáveis pela página do Instagram Crônicas na Bagagem, com 134 mil seguidores na plataforma, além de outros 21 mil no Facebook.

A bordo de um carro popular, o casal de Bento Gonçalves (RS) está há mais de 500 dias explorando as belezas naturais do Brasil e, na terça-feira, 4, chegaram à Roraima para conhecer vários pontos turísticos dos municípios do Estado. Eles também devem subir o Monte Roraima.

Volta ao Estado

A viagem pelo Brasil é, na verdade, uma continuação da aventura de 14 meses por dez países da América do Sul, iniciada em 2019. As experiências dessa viagem foram contadas no livro “Crônicas na Bagagem: 421 dias na estrada – uma jornada de desprendimento pela América do Sul”, escrito por Carina e João Paulo.

O trajeto foi interrompido em 2020, quando teve início o período de pandemia da Covid-19. A essa altura, o casal já havia conhecido alguns Estados da Região Norte, dentre eles, Roraima. Agora eles voltam para conhecer melhor o Estado, e contaram com o apoio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). “Retomamos em maio do ano passado e voltamos para a estrada com o objetivo de passar por todos os Estados do Brasil numa única expedição. A gente repetiu os lugares que já tínhamos passado. Roraima é um desses destinos, mas decidimos voltar porque ficaram alguns atrativos para conhecer”, explicou Carina. O casal deve ficar por volta de 30 a 40 dias conhecendo o Estado.

Programa do Governo de Roraima possibilitou vinda de influenciadores

Durante o ano de 2022, o Governo de Roraima firmou várias parcerias para fomentar o turismo local. Uma dessas parcerias foi com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e a Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).

A atual gestão e a instituição trouxeram, pelo programa “Voar de Novo”, cinco influenciadores digitais, que conheceram o Estado em vários segmentos, sendo eles:

Guilherme Serpa: influenciador digital especializado em observação de aves, viajou para os municípios de Caracaraí e Amajari, locais com a maior concentração de aves do Estado; 

Elizabeth Werneck: influenciadora digital com 137 mil seguidores no Instagram, veio à Roraima para conhecer o etnoturismo na comunidade Raposa I, em Normandia; 

Vergílios na Trip: Pai e filho, os influenciadores digitais Cristiano e Leonardo Vergilio possuem, somente no TikTok, cerca de 1,3 milhão de seguidores. Em Roraima, conheceram parques aquáticos, balneários e cachoeiras dos municípios turísticos; 

Mariella Lazaretti: editora da revista “Prazeres da Mesa”, conheceu um pouco da culinária roraimense. Na rota gastronômica, esteve os municípios de Boa Vista, Pacaraima e Amajari; 

Lucian Grillo: administrador da página “Os Lugares Incríveis do Brasil”, possui mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Veio a Roraima para conhecer os roteiros de ecoturismo na Serra do Tepequém e de etnoturismo na região de Uiramutã. 

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, disse que 2022 foi um ano desafiador por conta do crescimento do setor em Roraima. Porém, o resultado desse esforço trouxe um novo olhar para o Estado, o que inclui a vinda dos influenciadores digitais. “Isso é motivo de orgulho pra nós, pois vai oportunizar ainda mais a nossa divulgação junto a esses públicos influenciadores, junto a esses profissionais que trabalham com comunicação e que apresentam a sua experiência de viagem para um número cada vez maior de pessoas que certamente ficarão muito interessados e estimulados a nos visitar”, disse Bruno.

Ayan Ariel

 

Veja também

Topo