O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos dos Idosos (CEDDIR), em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou na manhã desta sexta-feira, 7, uma programação dedicada à terceira idade no Centro de Referência do Idoso, localizado no bairro Caranã.
De acordo com a presidente do CEDDIR, Eliseane Cardoso, a ação foi alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, e iniciou na quinta-feira (6).
“Essa programação foi pensada não somente para os idosos institucionalizados, mas aberta à comunidade. Oferecemos alguns serviços, por meio dos parceiros, como atividades esportivas e de saúde. Também distribuímos panfletos e orientamos sobre a violência contra a pessoa idosa”, explicou Eliseane.
A aposentada Raimunda da Silva Costa, de 78 anos, frequenta o Centro duas vezes por semana e acompanhou a manhã especial de programação.
“Aqui eu me sinto como se estivesse no meu lar, porque temos toda a assistência de que a gente precisa. Não só eu acho isso, mas os outros idosos também. Tem muitos que moram sozinhos e aqui eles se sentem muito bem. Eu participo de todo evento que tem no Centro. Adoro participar de tudo”, afirmou Raimunda.
Os idosos participaram de atividades recreativas com o Instituto Pirilampos; atendimentos clínicos, com estudantes da Estácio, Cathedral e do Centro de Educação e Técnica Especializada de Roraima (Ceterr); zumba, com o professor Janderson Pereira; orientações jurídicas, com o programa Defensoria Itinerante, além de sorteio de brindes.
Centro de Referência do Idoso
O projeto busca contribuir para o processo de envelhecimento saudável e desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades das pessoas idosas.
No local, eles participam de atividades, como natação, artesanato, caratê e coral, além de receberem acompanhamento médico.
“O idoso é portador de várias doenças crônicas, então precisa fazer acompanhamento regularmente. […] Aqui temos uma equipe com médico e enfermeiros. Solicitamos todos os exames necessários para que possamos fazer a avaliação e os idosos iniciem as atividades”, explicou a médica do Centro, Antônia Casarin.
Mais informações podem ser obtidas na sede do Centro de Referência, localizado na Rua Cabo PM Lawrence de Melo, número 762, Caranã.
Juliana Dama