Projeto garante meia-entrada em eventos culturais para pessoas com autismo

De autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos), o projeto foi aprovado na CMBV, no último dia 4 de outubro. – Foto: Ascom Parlamentar

Associações e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm buscado constantemente a qualidade de vida para crianças, adolescentes e até adultos com o diagnóstico em âmbito público e privado.

E para garantir a meia-entrada em sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows, parques aquáticos e outros eventos culturais e esportivos em Boa Vista, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou o PL nº258 de 2022 de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos) no último dia 4 de outubro.

O projeto garante os 50% de desconto em ingressos para a família que apresente o laudo ou atestado médico de acordo com o C.I.D. – Código Internacional da Doença F84.0/CID 116A02 ou de documento emitido por órgão oficial que comprove a condição alegada.

O vereador Ítalo lembra que a apresentação do projeto foi feita depois que pais e associações buscaram apoio para direcionar pautas para dar mais qualidade de vida para essas famílias.

“Muitos pais me procuraram para dizer que em algumas situações, os filhos com autismo ficam inquietos em algumas apresentações teatrais ou até no cinema, por exemplo, por isso acabam deixando a sessão e se sentem prejudicados. Também temos a questão de pessoas de baixa renda que já gastam seus recursos com terapias e outros medicamentos. Essa iniciativa é bem-vista pela sociedade e principalmente para as pessoas que precisam desse direito”, explicou o vereador.

De acordo com o projeto, será concedido apenas a um acompanhante da pessoa com autismo o mesmo benefício, que deve apresentar documento oficial com foto no momento da aquisição do ingresso ou ticket da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Veja também

Topo