Alunos de diversas modalidades do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) tiveram uma programação divertida e especial nesta sexta-feira, 14, ainda em alusão à semana da criança.
Durante o evento, houve diversas brincadeiras, incluindo pula-pula e jogos recreativos, além de apresentação de palhaços com números de malabarismos, monociclo e, ainda, exposição de cães e passeio de viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM-RR).
“Hoje é um dia especial. Programamos para que as crianças tivessem um momento de alegria, descontração e interação para comemorar o dia delas. Optamos por brincadeiras mais antigas, justamente para resgatá-las. Tivemos o cuidado de selecionar, porque as crianças, hoje, estão muito atreladas à tecnologia e acabam esquecendo essas brincadeiras tradicionais”, destacou a diretora do centro, Beatriz Vasconcelos.
Gabriela Evangelista, de 8 anos, faz balé no Centro de Convivência. Ela participou dos jogos e também fez pintura no rosto. “Eu pintei meu rosto, brinquei na dança das cadeiras e estou achando muito legal”, contou a aluna.
“Já brinquei com minha irmã e um amigo. Achei bem divertido o evento, para socializar com outras crianças e fazer amizade”, contou a aluna de judô Eduarda Brilhante, de 11 anos.
A programação teve ainda coffee-break para as crianças. Os jogos e brincadeiras continuaram à tarde para os alunos matriculados nesse período.
Apresentação de cães
Nas atividades desta sexta-feira, as crianças conheceram de perto, tocaram e brincaram com o “Loki” e a “Kira”, dois dos cães farejadores que atuam no Canil do Bope.
Os policiais fizeram demonstrações com a dupla canina para o público, que incluiu cabo de guerra entre um dos pequenos e a “Kira”, que saiu vitoriosa.
“É muito boa essa interação entre PM e comunidade, principalmente, quando trazemos as crianças para perto do Estado. Hoje, elas puderam acompanhar um pouco da rotina da PM, conhecer o nosso trabalho. Por meio da apresentação dos cães policiais, demonstramos como eles atuam. Também passeamos com a criançada nas viaturas, mostramos como é por dentro. É importante essa participação da comunidade, trazendo a sensação de segurança para ela”, destacou o sargento PM Sabino.
Conforme ele, os cães atuam no apoio ao combate à criminalidade, auxiliando na procura de materiais ilícitos, como armas e entorpecentes, na reintegração de posse e atuação em presídios quando necessário. “O apoio do cão policial é primordial no combate ao crime, trazendo conforto e segurança à sociedade”, concluiu Sabino.
Suzanne Oliveira