Mais de 20 alunos do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa (ALE-RR) conquistaram medalhas na Copa Norte Internacional de Jiu-Jitsu, no primeiro dia de competição. O campeonato começou neste sábado, 15, e se encerra neste domingo, 16, no Ginásio Hélio Campos, das 9h às 18h, e é realizado pela Federação de Jiu-Jitsu de Roraima (FJJERR).
Uma das vencedoras é Laura Rebeca França Gonzaga, de seis anos, que não escondia o sabor da vitória com um sorriso no rosto. “Estou feliz porque eu me preparei. A minha mãe mandou treinar muito, treinei até no banho”, contou.
Essa é a primeira vez que os alunos de jiu-jitsu do Centro de Convivência participam de uma competição oficial. O professor da modalidade, Edmar da Silva, conhecido como Edinho, destacou que os alunos superaram as expectativas diante de três meses de preparação.
No total, cerca de mil atletas estão participando da Copa Norte. Deste total, quase 10% são alunos vinculados ao Centro de Convivência da Juventude, segunda maior instituição social com número de alunos nesta competição.
“O Centro de Convivência inscreveu um número significativo de atletas e está expandindo o número de academias ligadas ao Centro. O apoio da Assembleia Legislativa tem sido muito importante, e é a segunda instituição com maior número de participantes neste campeonato, com 92 atletas”, disse o diretor técnico da federação e organizador do evento, Daniel Trindade, ao ressaltar que ao todo são 72 academias participantes dos estados de Roraima e Amazonas.
Participam desta Copa Norte alunos de 4 a 70 anos. “Buscamos fazer o melhor pelos nossos atletas e a medalha que eles recebem tem padrão internacional. Todas as academias são premiadas em dinheiro e todos os atletas campeões, até o quinto lugar, ganham de R$ 500 a R$ 5 mil. Todos os atletas que ganham no absoluto são agraciados com um quimono, que é uma forma de estimular a competitividade”, explicou Trindade
A superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Leila Mendes, destacou a participação do Centro no esporte. “É uma grande satisfação participarmos deste campeonato e vermos os nossos alunos conquistando a vitória, e o Centro de Convivência contribuindo para o fortalecimento do jiu-jitsu no Estado”, afirmou Leila.
O diretor de arbitragem da federação, Jocildo Fernandes Barbosa Júnior, “o Juninho”, contou que a preparação para a Copa Norte contou, inclusive, com treinamento para os árbitros. “Estamos com uma expectativa muito boa, trouxemos um árbitro internacional para capacitar os nossos sobre as novas regas, para atender ainda melhor os nossos atletas. Foram capacitados também os nossos professores e, consequentemente, os nossos esportistas, o que é muito bom para fomentar ainda mais o esporte no nosso Estado”, disse.
Alimentos arrecadados
A federação aproveita os campeonatos para também realizar uma ação social, arrecadando alimentos que são posteriormente distribuídos para as famílias dos alunos carentes que estudam nas instituições e que investem no jiu-jitsu.
“Temos parcerias com todas as instituições e entidades que atuam nesse viés social. Tanto para as inscrições quanto para a entrada no evento, a gente cobra um quilo de alimento não perecível, para a federação poder contribuir com as academias que realizam projetos sociais. Vamos arrecadar aproximadamente sete mil quilos de alimentos, dos quais serão feitas cestas básicas que serão doadas para as famílias dos atletas que passam por insegurança alimentar”, destacou.
Centro de Convivência da Juventude
O Centro de Convivência da Juventude oferta gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica, balé, futebol, zumba, treino funcional, taekwondo, K-pop, aeroboi e artes circenses para a população.
Mais informações sobre as modalidades podem ser obtidas na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 3510, ou pelo telefone (95) 99112-4247.
Marilena Freitas