Centro de Convivência da Juventude tem programação voltada ao Outubro Rosa

Conversas sobre prevenção e tratamento e aulão de zumba acontecem nos polos de Mucajaí, Pedra Pintada e na sede da instituição. – Fotos: Marley Lima

A Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por intermédio dos polos do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) de Mucajaí, Pedra Pintada e sede da instituição, estes últimos em Boa Vista, promove na sexta-feira, 21, e nos dias 25 e 27 de outubro, a partir das 19h, rodas de conversa e aulão de zumba em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama.

As noites de informação e atividade física intensa são abertas à comunidade. Os interessados podem se inscrever em Boa Vista na sede da superintendência na Avenida Ataíde Teive, nº 1.370, bairro Buritis, e no polo Pedra Pintada, localizado na Avenida Diamante, nº 1227. Já os moradores de Mucajaí, na Avenida Padre Ricardo Silvestre, número 460, Centro.

O objetivo do encontro, de acordo com a superintendente do CCJuv, Leila Mendes, é promover a saúde da mulher. “Todos os nossos polos vão trabalhar o Outubro Rosa este mês. Vamos fazer uma minipalestra com a temática para incentivar as mulheres a fazerem o exame de mama tão importante para saúde delas”, disse.

A roda de conversa, ministrada por Amanda Aries da Silva, técnica de enfermagem da equipe multiprofissional da instituição, informará sobre formas de prevenção e o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento em Roraima.

Já o aulão de zumba promete aliar bem-estar físico e mental, com o bônus do gasto calórico elevado, como explica o coordenador de dança da instituição, Janderson Pereira.

“Na nossa aula, a gente vai trabalhar uma hora de zumba e ritmos, quando você pode perder de 600 a 1.000 calorias. Isso é levar saúde através da dança, pois aumenta o fluxo sanguíneo e melhora o sistema cardiovascular, ajudando no combate à depressão, sedentarismo e a melhorar o condicionamento físico”, elencou.

Apesar do esforço para se manter ativo durante aproximadamente uma hora de aula, o professor salienta que não existe contraindicação, pois a dança é inclusiva e cada um deve respeitar o próprio ritmo. “Não tem idade, pode ser para criança, para o idoso, o adulto. Nossa aula é aberta, contém passos repetitivos e todo mundo pode dançar”, concluiu.

Confira a programação:

· Sexta-feira (21/10), a partir das 19h – Polo Mucajaí, na quadra da escola Padre José Monticone, Avenida Maranhão S/N

· Terça-feira (25/10), a partir das 19h – Polo Pedra Pintada, na Avenida Diamante nº 1227

· Quinta-feira (27/10), a partir das 19h – sede da Superintendência de Programas Especiais, Avenida Ataide Teive nº 3510, bairro Buritis

Outubro Rosa

Criado na década de 1990, o Outubro Rosa nasceu para mobilizar a população mundial quanto à importância da detecção precoce do câncer de mama. O símbolo do movimento – o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Centro de Convivência da Juventude

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) faz parte da Superintendência de Programas Especiais, criado pela Resolução Legislativa nº 026/2021 da ALE-RR. A proposta da instituição é atender crianças, jovens e adultos, com atividades de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.

Atualmente, o CCJUv oferta gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, breakdance, capoeira, ginástica rítmica, caratê, balé, futebol de campo e society, zumba, K-pop, artes circenses, entre outras modalidades. Mais informações podem ser obtidas na sede na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, nº 1.370, ou pelo telefone (95) 99112-4247.

Além da sede, o programa atende em quatro polos na capital: Escolegis – Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade; Escolegis Pintolândia – Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Santa Luzia; Arena Futebol do Asa Branca – Travessa Valter Carneiro, nº 35, Asa Branca, e o polo do bairro Pedra Pintada, na Avenida Diamante, número 1227.

Há ainda atividades no interior do Estado: em Caroebe, na BR-210, sem número, Centro, e em Mucajaí, na Avenida Padre Ricardo Silvestre, nº 460, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo Call Center (95) 3198-1600.

Suellen Gurgel

 

Veja também

Topo