Bonfim: Colégio Aldébaro José Alcântara realiza sexta edição de festival de idiomas

Colégio busca agregar as disciplinas de línguas portuguesa, inglesa, espanhola e aderiram o uso da Libras e línguas indígenas. – Fotos: Ascom/Seed

O Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José de Alcântara, em Bonfim, realiza nesta quarta-feira, 10, a 6ª edição do Festival de Línguas da unidade.

Com o tema “Decolando nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola, indígena e Libras”, o projeto é destinado a todos os alunos, desde o ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), porém, neste dia, os portões permanecem abertos a visitantes durante os três turnos letivos.

O evento é de iniciativa da coordenação e orientação pedagógica do colégio, sob responsabilidade das professoras Edinalva Vieira da Silva e Roseann Agatha Mann. Todos os professores são coautores do projeto e a gestão é a apoiadora pedagógica.

Localizado próximo à fronteira com a Guiana e a comunidades indígenas, o colégio busca agregar as disciplinas de línguas portuguesa, inglesa, espanhola e aderiram o uso da Libras (Lingua Brasileira de Sinais), o macuxi e o wapixana, línguas maternas do local.

“Alguns professores vão trabalhar as histórias das línguas, outros vão intermediar diálogos e teremos comidas típicas, danças e músicas, diversificando culturalmente nosso evento”, disse Edinalva Vieira.

Muitos alunos que estudam no Aldébaro são bilíngues. Falam inglês ou espanhol, devido à proximidade geográfica e cultural com Guiana e Venezuela, ou ainda são influentes em línguas indígenas, no caso de pertencerem a alguma etnia.

Os professores, por sua vez, também apresentam esta qualidade e alguns possuem formação em Libras. Segundo as professoras, o projeto veio dar sustentação ao modo de falar, escrever e entender a segunda língua que aprenderam.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo