JEB’s 2022: Roraima estreia no badminton com atletas da capital e do interior

A estreia na competição acontece na manhã desta quinta-feira. Quatro atletas representam Roraima. – Foto: Ascom/Seed e Elkissandra Gonçalves

Pela primeira vez o Estado de Roraima tem representantes na modalidade badminton participando dos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros). A estreia na competição acontece na manhã desta quinta-feira, 9.

Nossos representantes são no masculino, Arllisson Sousa Ferreira da Escola José Vieira Sales Guerra (Caracaraí) e Richarlyson Bizerra Portela, da Escola Monteiro Lobato.

No feminino, Ana Lívian Andrade de Almeida da Escola Monteiro Lobato e Ingrid Pereira Henrique, do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Fernando Grangeiro de Menezes.

“É uma alegria ter Roraima representado pela primeira vez nessa modalidade nos Jogos Brasileiros. Com certeza é uma semente que está sendo plantada e que renderá muitos frutos no futuro. Parabenizo nossos professores e atletas pelo trabalho e pioneirismo”, declarou o governador Antonio Denarium.

Os atletas estão sob orientação dos professores Klyssia Sahdo e Raimundo Moraes.

“Nós iniciamos o badminton em Roraima, fizemos a seletiva dos atletas e hoje eles estão aqui, fazendo história. Ontem no congresso técnico, também destacaram que essa é a primeira edição dos JEBs em que todos os Estados da federação trazem representantes”, enfatizou o professor Raimundo, que espera ainda que a experiência incentive a prática da modalidade em Roraima.

Os atletas, por outro lado, afirmam que sentem orgulho do que alcançaram. “Antes eu participava da competição no atletismo, mas hoje estou no badminton, que eu já conhecia. Meu professor me chamou, comecei a treinar e estou aqui. Isso vai ficar para a história, para mim e para Roraima”, disse o atleta Arllisson.

Já as meninas estão focadas e pretendem levar medalha. “Estou muito feliz e também com a responsabilidade de levar medalha para Roraima. Mas as expectativas são as melhores e esperamos ter um bom desempenho”, disse Ana Lívian.

“Eu estou me divertindo, mas também estou muito focada na competição”, complementou Ingrid.

A Competição

O primeiro desafio foi na categoria dupla mista e os atletas Arlisson e Ana Lívian enfrentaram a dupla do Maranhão. Na primeira partida, os maranhenses levaram a melhor e venceram por 2×0.

Ainda pela manhã, o atleta Richarlyson enfrentará o adversário do Amazonas e na parte da tarde, dentro da categoria dupla mista, Roraima enfrentará o Amapá. Na competição, estão inscritos 108 atletas sendo uma dupla masculina e uma dupla feminina de cada estado da federação.

O Badminton

Badminton é um esporte dinâmico, praticado entre dois ou quatro jogadores. É parecido com o tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, porém, ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca.

A modalidade exige treinamento físico, além de agilidade, coordenação e reflexo dos jogadores. O Badminton é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. No início da década de 90, ele foi incluído nas modalidades olímpicas, sendo disputado pela primeira vez nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

Os Jogos

Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), instituição responsável por toda a logística do evento, como passagens, hospedagem e alimentação.

A contrapartida do Governo de Roraima foi a realização da fase estadual, garantindo a classificação dos estudantes dentro da faixa etária específica, que foi realizada nos JERs (Jogos Escolares de Roraima), organizados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do IDR (Instituto do Desporto de Roraima).

A competição segue acontecendo no Rio de Janeiro até o dia 15 de novembro. Outras informações sobre os JEBs estão disponíveis no site oficial da competição

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo