Durante a programação da Expoferr 2022, que ocorre de 11 a 15 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e a SEI (Secretaria do Índio) vão oferecer aos produtores familiares e indígenas diversos treinamentos sobre uso de tratores e implementos.
Além de auxiliar as capacitações, os equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado também serão expostos durante a Expoferr 2022.
“Esses equipamentos vão auxiliar a produção em todos os municípios de Roraima. Os produtores da agricultura familiar e indígena podem contar com esse reforço para aumentar a produção. Mas antes disso, é muito importante que todos sejam capacitados para utilizá-los da maneira correta, prolongando a vida útil do maquinário”, declarou o governador Antonio Denarium.
O presidente do Iater, Marlon Cristiano Buss, ressaltou que este é um momento histórico para Roraima, que hoje tem os maiores investimentos na agricultura familiar por meio do Governo do Estado.
“Os tratores e implementos foram adquiridos pelo Governo de Roraima e todos são destinados para a produção familiar, inclusive indígena. Os equipamentos ficarão expostos na Expoferr para a população conhecer a qualidade, capacidade e os altos níveis de tecnologias investidos”, disse Marlon.
A ideia é mostrar o desempenho das máquinas, assim como a manutenção necessária e a melhor forma de utilizá-las. Com isso, tanto os técnicos do Iater como os produtores vão adquirir conhecimentos sobre a utilização dos equipamentos, garantindo o melhor desempenho e uso prolongado das máquinas.
Tratores
Os equipamentos adquiridos são: Trator agrícola, plantadeira de grãos 6 linhas com adubação, roçadeira acoplada no trator, grade aradora, grade niveladora controle remoto, distribuidor calcário, pulverizador acoplado de barra, enxada rotativa encanteiradora e adubadora, carreta agrícola basculante, Batedeira de cereais (trilhadeira), perfurador de solo e colhedora de grãos. Os produtores da agricultura familiar e indígena poderão contar com os equipamentos em 2023.
A Expoferr
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022 é o maior evento da agroindústria de Roraima.
A organização da feira envolve diretamente a Seadi, que é responsável pela coordenação do evento, Iater, Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Secretaria do Índio, Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta, as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A Expoferr 2022 ocupará uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. Um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Naira Sousa