Adolescentes e jovens do Projeto Crescer, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista, participaram de uma Feira Itinerante nesta sexta-feira, 11, com diversos produtos que produziram durante as oficinas de serigrafia e personalizados, artefatos de madeira e MDF, como também de design de corte e costura.
Os materiais foram expostos e puderam ser comercializados através da Cooperativa Social, no hall da entrada da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES), no Centro da cidade.
Alguns desses materiais já vem com a temática de natal, como o reaproveitamento de galhos que foram transformados em uma árvore-de-natal, garrafas pets e de vidro como enfeites decorativos, e tem até a produção de meias do Papai Noel. Os Jovens também produziram materiais de cama, mesa e banho, tecidos em geral e pintura em camisetas feitas a mão, além de produtos de artefatos de madeira e MDF.
De acordo com a secretária da SEMGES, Janaína Pimentel, a proposta da exposição e venda dos produtos feitos pelos integrantes é proporcionar uma integração com a comunidade por meio dos produtos que eles criaram, com a proposta de terem uma visão do empreendedorismo.
“Estamos com uma ação com algumas oficinas do projeto Crescer, que estão visitando as secretarias como uma forma de amostragem de vendas, como mais uma das várias ações que a Prefeitura de Boa Vista tem para o incentivo desses jovens ao empreendedorismo. Além deles receberem uma bolsa, também aprendem uma formação profissional com todos esses materiais de serigrafia, artesanato, movelaria, além de outros que eles desenvolvem dentro das oficinas do Projeto Crescer”, destacou a secretária.
As integrantes do projeto Karolina Campos e Naida de Lima, fazem parte da oficina de designer de corte e costura. Elas focaram nos produtos já para o período natalino. “Aproveitamos para confeccionar materiais decorativos para a época do Natal e estamos comercializando árvore sustentável natalina, meias do Papai Noel, além de decoração de mesa e até toalha e a nossa expectativa é vender bastante”, disse a integrante Naida de Lima.
Quem aproveitou para conferir a Feira Itinerante do Projeto Crescer, foi a servidora Sheyla Santana, que elogiou o trabalho feito pelos jovens empreendedores. “Trazer esses produtos até os servidores nas secretarias da prefeitura, traz mais comodidade, praticidade e ajuda na divulgação dos produtos que eles fazem. E eu vou já fazer minha compra de alguns produtos natalinos que vi por aqui”, afirmou a servidora.
Cooperativa Social
Todo o material que é produzido dentro das oficinas do Projeto Crescer, é exposto e vendido através da Cooperativa Social, que cobra um valor de 15% para a manutenção e o restante da renda é dividida entre os alunos e a compra de novos materiais.
Quem tiver interesse em acompanhar mais de perto os trabalhos produzidos pelos integrantes do projeto Crescer, pode entrar em contato com a Cooperativa Social, pelo telefone (95) 98400-8740.
Sobre o Projeto Crescer
Foi criado em 2001 e atualmente, se encontra com 209 integrantes/alunos, que são adolescentes e jovens entre 15 a 21 anos de idade e a proposta da Prefeitura de Boa Vista é atender esse público em situação de vulnerabilidade e risco social. Eles são matriculados nas oficinas de Marcenaria, Corte e Costura, Serigrafia, Inclusão Digital, Esporte e Lazer, Educação e Sinalização para o Trânsito, Acolhimento, Compostagem e Panificação.
Todas essas atividades profissionalizantes ajudam os alunos a terem uma percepção de mercado de trabalho, questões educacionais e sociais, e recebem ainda uma bolsa no valor de R$230, fardamento e lanche.
Wandilson Prata